EducaçãoGeral

Piauienses inscritos no Enem já são 140.837, um recorde na história do exame

O MEC´(Ministério da Educação) informou que foi batido o recorde de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no Piauí, totalizando até a manhã do último  sábado 140.837 candidatos.

“Tem muitos estudantes de outros Estados inscritos no Enem para disputar vagas nas universidades do Piauí nas áreas de Medicina, Direito e Engenharia porque têm cursos muito conceituados”, afirmou o estudante Laércio Ellis, de 17 anos, de Londrina (PR), que vai disputar uma vaga para Medicina no Piauí.

“Quero estudar na Universidade Federal do Piauí”, afirmou Laércio Ellis, que ficou indeciso entre o Piauí e o Rio Grande do Norte para disputar uam vaga em Medicina.

O governador Wilson Martins (PSB) afirmou que muitos estudantes de fora do estado estão procurando disputar vagas na Uespí (Universidade Estadual do Piauí.

Ele credita o aumento à procura pelas universidades piauienses ao fato de que a Uespi conseguiu o selo do Mérito da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que funciona como selo de qualidade por causa do alto índice de estudantes da instituição que foram aprovados no Exame da Ordem, de acesso à carreira de advogado.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 chegaram a 6.497.466 candidatos, um recorde comparado ao número de inscritos da edição de 2011. Foram 275.769 inscrições a mais. O processo foi encerrado às 23h59 desta sexta-feira, 15 e aberto em 28 de maio. São Paulo (1.068.517), Minas Gerais (723.644), Rio de Janeiro (474.046), Bahia (458.101) e Rio Grande do Sul (394.641) são as unidades da federação com maior número de inscritos.

Feita apenas pela internet, a inscrição será confirmada após o pagamento da taxa de R$ 35, até o dia 20 próximo, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples. Aluno de escola pública que esteja concluindo o ensino médio e se declarar integrante de família de baixa renda está liberado do pagamento. O pedido de isenção deve ser feito no momento da inscrição, também pela internet.

As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília). No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação.

A divulgação do gabarito oficial, como estabelece o edital do exame, está prevista para 7 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.

Por Efrém Ribeiro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo