Juiz de Direito de Esperantina participa em Teresina de reunião sobre as Eleições Municipais deste ano
O Juiz de Direito da 41ª Zona Eleitoral da comarca de Esperantina e do Morro do Chapéu do Piauí, Dr. Marcus Klinger Madeira Vasconcelos, está participando na capital piauiense desde a última terça-feira (12), de um Seminário voltado exclusivamente para as próximas Eleições Municipais deste ano.
O referido Seminário que vai se prolongar até o próximo sábado (16), está sendo realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí – TRE-PI.
Vale lembrar que Juizes de todo o estado do Piauí, estão participando desse Seminário que tem como principal objetivo apresentar-lhes a estrutura logística da Justiça Eleitoral do estado, além de promover debates sobre os Sistemas Eleitorais e Segurança das eleições municipais desse ano. O evento está sendo realizado no plenário do TRE-PI.
De acordo com a programação, o primeiro tema abordado, foi sobre a Estrutura Logística da Justiça Eleitoral do Piauí, tendo como palestrante a Dra. Silvani Maia Resende Santana-Diretora Geral do TRE-PI. Logo depois foi realizada a palestra do Dr. Anderson de Cavalcante Lima-Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI – que abordou o tema: Sistemas Eleitorais.
A primeira etapa do encontro foi encerrada na última quinta-feira (14), com o tema: segurança das Eleições 2012, cujos palestrantes foram: Delegado Alex Chagas (Polícia Federal), Inspetor Alexandre Souza (Polícia Rodoviária Federal), Delegado James Guerra (Polícia Civil), Coronel Albuquerque, Tenente Coronel Edson, Major Canuto e Tenente Coronel Mendes (Polícia Militar do Piauí).
Vale ressaltar que a última etapa do Seminário foi realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PI, que promoveu o Curso de Extensão em Direito Eleitoral, que foi realizado também ontem (14), no turno da tarde, e se estenderá até o encerramento, no próximo sábado(16), às 19:00h.
Além dos magistrados poderão participar do Curso: Promotores de Justiça, Comunidade Universitária e Servidores da Justiça Eleitoral. Na ocasião estão sendo abordados temas como: Registro de Candidatura, Propaganda Eleitoral e Ações Judiciais Eleitorais.
Os palestrantes serão: Dr. Marco Aurélio Adão-Procurador da República, que atuou junto à Corte Eleitoral do Piauí, Dr. Juraci Guimarães Júnior-Procurador da República e o Dr. Luiz Gonzaga Viana Filho, Procurador do Estado do Piauí e ex-membro da corte do TRE-PI, na categoria Jurista.
Ou seja, resumindo esta reunião sobre as eleições municipais 2012, é o que pode e o que não pode fazer no pleito que se aproxima. Voltemos ao passado bem próximo (eleições de 2008 Esperantina-Pi) O candidado Chico Antonio cometeu varios crimes eleitorais e anda dizendo por aí aos quatro cantos da cidade que é candidadissimo 2012, que dizer que as leis vale para o Francisco mas nãO vale para o Chico;
O que quer o juiz vai dizer quanto fizer reunião aqui em Esperantina com os candidatos? Qualquer candidado pode tocar no assunto do prefeito cassado mas não afastado.