O Prefeito de Esperantina, Francisco Antonio de Sousa Filho (PT), confirmou que vai sancionar o Projeto de Lei que dispõe sobre a realização de Eleição para a escolha de Diretores e vice-Diretores das Escolas Públicas Municipais da cidade de Esperantina.
O referido Projeto é de autoria do Vereador Regys Carvalho Sampaio (PMDB), e foi aprovado por 6 votos contra 1 na Câmara Municipal na Sessão Ordinária que aconteceu no último dia 01/06. A única parlamentar que votou contra o Projeto de Lei por incrível que pareça foi a ex-Secretária de Educação e atual Vereadora pelo Partido dos Trabalhadores Vilma Carvalho Amorim, que também é Professora efetiva do município.
Em síntese, o Projeto visa realizar Eleição para a escolha de Diretores e vice-Diretores das Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino, através do voto direto, secreto e facultativo pelos alunos matriculados de 2ª a 8ª série, um dos pais ou responsáveis legal pelo aluno menor de 18 (dezoito) anos, Conselho Escolar, membros do magistério e servidores públicos, ambos em exercício efetivo na Escola.
O Prefeito afirmou que antes de sancionar o Projeto em pauta, vai fazer algumas modificações que ele julga ser necessário. Francisco Antonio disse vai acrescentar no Projeto alguns requisitos para que o Professor possa se candidatar para ocupar o cargo de Diretor de Escola, entre eles, a obrigatoriedade do candidato ter um curso de gestão escolar para poder disputar a vaga.
O Projeto com as alterações deve ser enviado para a Câmara, a fim de que os Veereadores apreciem a proposta antes da sanção definitiva do Poder Executivo.
Com informações do Portal Rio Longá