Prefeito de São João do Arraial participou de reunião com uma equipe do Banco do Nordeste em seu município
O Prefeito da cidade de São João do Arraial, João Zilton Melo (PT), participou recentemente em sua cidade de um café da manhã com a participação de vários Agricultores do seu municipio. O encontro foi promovido pelos Agentes de Crédito da Agência do Banco do Nordeste da cidade de Esperantina. Na oportunidade foi comemorado também o Dias das Mães dos Agricultores locais.
Durante o evento foram realizados varias palestras com os Agentes sobre como acessar as Linhas de Créditos do BNB para os Agricultores Familiares do referido município como o Crediamigo. Na ocasião os Agentes informaram que fazem o atendimento aos produtores na Secretaria Municipal de Agricultura e que tem agenda semanal de atendimentos no município.
Quem também compareceu ao evento foi o atual gerente geral da Agência Raimundo Nonato Cardoso, que na oportunidade destacou em sua fala a importância dos municípios declararem estado de emergência pública e com isso está apto a acessar Linhas de Créditos específicas para produtores que tiveram ou estão tendo perdas com a forte estiagem na região do Território dos Cocais.
O Prefeito ZIlton Melo informou que na próxima reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território dos Cocais – CITCOCAIS, que deverá acontecer em Luzilândia no inicio do mês de junho, defenderá proposta de que todos os Prefeito integrantes do referido Consórcio assinem em conjunto decretos de emergência contra a seca em seus respectivos municípios.
Ana Paula Resende, assessora do Centro Cocais, fez uma palestra sobre a compra direita local, expondo todas as formas de ingresso nos programas de compra direta, que se dão através da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural) e pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), bem como as formas de se regularizar para ter acesso aos sistemas.
Vale ressaltar que o Programa Compra Direta da Agricultura Familiar permite a aquisição de alimentos para distribuição ou para formação de estoques públicos. Dessa forma, cumpre um importante papel na promoção da segurança alimentar e nutricional, na regulação de preços de alimentos e na movimentação de safras e estoques.
Colaboração de Joelson Oliveira