Com o tema Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Diretos Humanos de Crianças e Adolescentes no Piauí começa, nesta terça-feira (29), em Teresina, a 9ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. abertura do evento será a partir das 19 horas, no Diferencial Buffet, e contará com a presença de profissionais e gestores de cerca de 60 municípios, além da participação de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
A Conferência é o momento de fomentar a discussão em torno da política de direitos humanos e fortalecer a rede de atendimento à infância e juventude no Piauí.
“Sabemos que muito ainda falta ser feito, mas aos poucos estamos otimizando o trabalho com crianças e adolescentes, por exemplo, encerramos agora a primeira fase da capacitação de 1.074 conselheiros de direito e tutelares de todo o Piauí e é a partir desta qualificação que vamos ganhar mais agilidade no atendimento”, destaca o secretário Francisco Guedes.
O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Antônio José, destaca que nos 224 municípios piauienses já têm conselhos implantados e que agora é o momento de investir na estruturação de cada um para garantir os direitos da criança e adolescente.
Nesta edição, a Conferência está sendo construída sob cinco eixos estratégicos: 1) Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; 2) Proteção e Defesa dos Direitos, 3) Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, 4) Controle Social da Efetivação dos Direitos, 5) Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Durante a 9ª Conferência Estadual serão eleitos 64 delegados para participar da Conferência Nacional, que acontece no mês de julho, em Brasília.
CCOM