GeralSaúde

Exclusivo:Diretor do Hospital volta a repetir que casos de Dengue em Esperantina é assustador

Em entrevista realizada recentemente com o atual Diretor do Hospital Regional Julio Hartman da cidade de Esperantina, o médico Fabiano Ribeiro Soares, o mesmo chegou a declarar em alto e em bom som que os casos de Dengue no município vem aumentando de forma assustadora.

Segundo o próprio médico, todos os dias, inúmeros pacientes chegam no referido Hospital se queixando dos sintomas da doença.

“Se você quiser verificar in loco se é verdade ou não é só aparecer cedinho da manhã que já se formam longas filas de pessoas se reclamando de caláfrios seguido de febre e dores por todo o corpo, só isso”, declarou o Diretor.

O grande problema de toda esta situação é que quando você procura alguém da equipe de saúde do município, para falar deste número alarmante de pessoas que vem sendo acometidas de Dengue no município nos últimos dias, rapidamente alguém nega que isto realmente esteja acontecendo na cidade e que pelo contrário os casos comprovados através de exames realizados na SESAPI, são bem poucos. Nada contra os dados do pessoal da saúde do município, mas se nós aqui que fazemos o jornalesp.com fosse anotar o nome das pessoas conhecidas na cidade de Esperantina que já foram acometidos somente nos últimos dias com esta enfermidade não estava no gibi. Mas vamos aqui lembrar de alguns nomes de algumas pessoas, conhecidas na cidade que já foram pegas de surpresas com a tal doença, que quando não mata deixa simplesmente a pessoa completamente acabada, por exemplo, o próprio Carlito Barros que trabalha na Secretaria de Saúde, já deu entrada no Julio Hartman se queixando da doença, a Assistente Social Fátima Alves, que trabalha dentro do próprio Julio Hartman de acordo com informações ainda hoje se encontra acamada com a tal doença, o Rubens Rodrigues, que é estudante de Serviço Social da UNOPAR, também ficou vários dias em repouso se recuperando da tal doença e por último cito a minha própria pessoa que desde sexta-feira (25), venho encarando esta doença de frente, mas reconheço se o cabra for fraco a bicha derruba até elefante, se isto que eu peguei agora não for Dengue, pode inventar um outro nome para esta enfermidade, porque simplesmente ela vem com tudo para cima da gente.

O nosso apelo através desse importante meio de comunicação de massa, é as nossas autoridades tanto a nível de estado, bem como do município, procure de forma urgente encontrar uma situação para resolver este caso já que ninguém concorde em ser uma epidemia, antes que amanhã ou depois estejamos aqui no nosso ## jornalesp.com divulgado de maneira triste mais um óbito provocado pelo tal mosquito do Aedes Aegypti.

E  para ser bem sincero com este polêmico  assunto, alguém sabe me informar qual foi a última vez que o carro fumacê passou por algumas Ruas de Esperantina, porque como homem de imprensa, juro por Deus  que não  lembro.

Sintomas da Dengue

 O vírus da Dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.

Sintomas da Dengue:

há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.

Infecção Inaparente

A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma da dengue.

Dengue Clássica

Geralmente, os sintomas da dengue iniciam de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

Dengue Hemorrágica

 A febre alta é um dos primeiros sintomas da dengue. (Foto: Lukasz Tyrała)

Inicialmente os sintomas da dengue hemorrágica se assemelha à Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Síndrome de Choque da Dengue

A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

É importante destacar que a dengue é uma doença dinâmica, que pode evoluir rapidamente de forma mais branda para uma mais grave. É preciso ficar atento aos sintomas que podem indicar uma apresentação mais séria da doença.

SINAIS DE ALERTA – DENGUE HEMORRÁGICA

1. Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual);

2. Agitação ou letargia;

3. Vômitos persistentes;

4. Pulso rápido e fraco;

5. Hepatomegalia dolorosa;

6. Extremidades frias;

7. Derrames cavitários;

8. Cianose;

9. Sangramentos expontâneos e/ou prova de laço positiva;

10. Lipotimia;

11. Hipotensão arterial;

12. Sudorese profusa;

13. Hipotensão postural;

14. Aumento repentino do hematócrito;

15. Diminuição da diurese;

16. Melhora súbita do quadro febril até o 5 dia;

17. Taquicardia.

Fonte: Dengue – Aspectos Edipemiológico, diagnóstico e tratamento (Ministério da Saúde)

 

9 Comentários

  1. trabalho no hospital e passei 14 dias com estes sintomas malditos, dava vontade de chorar ,as vezes ate de morrer logo…e muitos dos funcionarios daquela casa eu digo quase todos estiveram com esta doença …ate os propios medicos e o dr Fabiano tem razão é só ir la de manha e falarcom os pacientes e veram que os sintomas são todos iguais,fora as pessoas que se cuidam em casa …é horrivel só sabe quem ja pegou este virus maldito..que Deus nos proteja!

  2. Estou neste momento triste com esta situação…trabalho,estudo,pago meus impostos!!!Más atraves desta materia quero expor meu ponto de vista…é um abusurdo todos os dias nas filas dos hospitais reclamarem desses sintomas adulto,criança,velhos não tem idade para este mosquito fazer o que vem fazendo…pedimos providências para o municipio,porquê começa dentro dos nossos quintais e nas ruas de quem é a providência? Se o mosquito pode colocar suas lavas até numa tampa de refrigerante!!!e quantas ruas estão aí com água empossada!!!MEU PROTESTO É O SEGUINTE NO ÚLTIMO CONCURSO HAVIA VAGA PARA 03 AGENTE DE ENDEMIAS FORAM CHAMADOS OS TRÊS,SÓ QUE APENAS DOIS ASSUMIRAM O CARGA EU SOU A PRÓXIMA CLASSIFIFICADA DA LISTA,ALÉM DA VAGA DESCOBERTA AINDA EXISTE UM DOS ATUAIS AGENTE DE ENDEMIAS COM PROBLEMAS DE SAÚDE …JÁ ESTIVE COM PREFEITO E O SECRETARIO DE SAÚDE O SENHOR SANTANA E A RESPOSTA DELES É O SEGUINTE NÃO HÁ LUGAR DESCOBERTO QUE PROVADO POR MIM QUE EXISTE SIM A VAGA,DISSEM QUE NÃO TEM VERBA,MAS SE O OUTRO TIVESSE ASSUMIDO ESTA PESSOA ESTARIA TRABALHANDO DE GRAÇA POR HAVIA VERBA PRA TRÊS E APENAS DOIS ESTÃO TRABALHANDO,AGORA A ÚLTIMA VÊZ QUE EU FALEI COM O PREFEITO ELE ME FALOU QUE SE O SECRETARIO NÃO PODE CHAMAR PORQUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO QUE PAGA A VERBA..E O MINISTÉRIO NÃO MANDA ESTA VERBA!!!ENTÃO EU PERGUNTO?SE NOS CANAIS DE TV E RADIO DIARIAMENTE HÁ CAMPANHAS PARA DENGUE E NÃO RECURSO PRA CHAMAR UM AGENTE PRA OCUPAR UMA VAGA DE UM QUE ESTÁ AFASTADO E DE UM QUE NÃO ASSUMIU O CARGA…SE PRA TODOS OS OUTROS CARGOS FORAM CHAMADOS AS PESSOAS PARA ASSUMIRAM A VAGA DOS DESISTENTE COMO POR EXEMPLO OS FISCAIS DE TRIBUTOS E OUTROS…COM TANTA GENTE COM ESTES SINTOMAS DA DENGUE…SE UM AGENTE VISITA A NOSSA CASA A CADA DOIS MESES…A PERGUNTA QUE EU FAÇO AO SECRETÁRIO DE SAÚDE O SENHOR SANTANA E O PREFEITO CHICO ANTONIO SERÁ QUE A NECESSIDADE DA MINHA PESSOA PROCURAR O MINISTÉRIO PÚBLICO PARA SABER SE EU TENHO DIREITO OU NÃO DA VAGA DESCOBERTA?

  3. Os primeiros a combater a dengue tem que ser a própria população. Tenho certeza de que a secretaria de saúde de Esperantina vem tomando as medidas que lhe compete. Agora colocar uma matéria colocando toda a culpa na secretaria de saúde chega a pensar que é por conta do período eleitoral. Francamente, período eleitoral vale tudo pra falar mal da prefeitura. De algum jeito, a culpa é sempre da prefeitura. Vale tudo, inclusive, colocar um médico (diretor do hospital) que na eleição passada distribuiu remédio na calada da noite em troca de voto pro deputado Themistocles Filho.

  4. secretário o que está acontecendo no município? Porque tanto caso dessa doença? No tempo que a cidade esteve coberta de água não tinha tanto caso assim, faça um arrastão com as pessoas das endemias e contrate gente temporária, mas não deixe a cidade chegar a um ponto que é simplesmente uma virose.

  5. Antonio eu lhe faço uma pergunta, você tem cargo de confiança? no hospital está cheio de pessoas com dengue , que de fato não é muita boa para saúde, não defenda seu prefeito, nós queremos uma solução.

  6. Na regional saude de Barras, tem muito remedio para combater a dengue, eu mesmo ia buscar esta medicação na administração passada, duas ou tres vezes por semana, Isto chama-se gestão imcompetente

  7. Erasmo só doido que não sabe que isso e politicagem peça apara esse médico mostrar a quantidade de exames que comprovam esta epidemia se existe isso la no hospital e por quer ela não estar fazendo o dever de casa entre la nos fundos daquele hospital e veja a esculhanbasão entre na quelas casas abandonadas do Temistocles e veja a sujeira,então meu amigo se eles próprio não cuidam não tem moral para reclamar,não estou defendendo a administração municipal,mais não sou besta para não ver que isto e maldade.

  8. França, lhe respondo: não tenho nenhum cargo de confiança (bem que eu queria). Não falei nenhuma mentira na minha postagem, todos sabemos disso. E defendo os avanços da prefeitura sim. Aqui ou em qualquer outro lugar. Liberdade de expressão é um direito meu, assegurado pela nossa Constituição. Ao contrário de alguns conterrâneos, acompanho as ações de prevenção contra a dengue da secretaria de saúde da minha cidade. Se isso é o bastante? Não, não é mesmo. A população tem que fazer sim a sua parte. A maior causa da proliferação da dengue é por conta da própria falta de educação. E Erasmo, deixo a pergunta no ar: quem, realmente, é um verdadeiro babaca? Não seria você pedindo o meu email?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo