Em fiscalização da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ao pólo da UAB de Esperantina, os técnicos do Ministério da Educação constataram que o prédio da referida instituição está funcionando de forma irregular na cidade. Os técnicos afirmaram que o local é inapto para o funcionamento de uma Universidade.
O pólo da UAB foi instalado no município de Esperantina durante a gestão do ex-prefeito, Felipe Santolia, em 2008. Na época a universidade funcionava no prédio da Unidade Escolar “David Caldas”.
Atualmente o prédio funciona em condições inadequadas em uma residência particular alugada pelo município, sendo este um dos motivos para a não vinda de vestibular para o pólo da UAB de Esperantina.
O gestor municipal não está tendo a preocupação de colocar o pólo para funcionar em um local apropriado, por este motivo o referido pólo corre o risco de ser descredenciado pelo Ministério da Educação – MEC.
O último vestibular da UAB aconteceu no ano de 2009, onde foi ofertado os cursos de Ciências Contábeis, Sistema de Informação e Administração, sendo que alguns destes cursos já estão em fase de conclusão. O pólo de Esperantina está há três anos sem realizar vestibular, por descaso da administração pública municipal.
O Poder Público Municipal é a mantenedora do Pólo da UAB de Esperantina. Portanto, a prefeitura deve proporcionar uma infraestrutura física e tecnológica adequada para o pleno desenvolvimento das atividades referentes aos cursos ofertados, o que não vem sido garantido nos últimos três anos.
O outro lado
A nossa equipe de reportagem entrou em contato com o Coordenador da UAB de Esperantina, professor Antonio Carlos, e ele afirmou que os pólos que estão funcionando em locais alugados, não foram contemplados com vestibular. Ele disse ainda que o município está viabilizando a mudança das instalações do pólo para o prédio onde funciona a Universidade Estadual do Piauí – UESPI de Esperantina.
Fonte: Portal Rio Longá