EducaçãoGeral

Câmara dos Deputados homenageia ensino público e privado do Piauí

A Câmara dos Deputados realizou durante a manhã desta terça-feira (22), durante quase quatro horas, homenagem às escolas, alunos, professores e gestores de educação dos municípios do estado do Piauí pelo elevado nível de educacional e destaque no cenário nacional. Dentre as escolas homenageadas estão a Casa Meio Norte, o Instituto Dom Barreto, duas escolas do município de Cocal – uma estadual outra municipal -, e uma escola em Oeiras.

O autor do requerimento da sessão solene, deputado Júlio César (PSD), destacou a sinergia entre os profissionais de ensino e alunos como uma das principais causas para o desenvolvimento do ensino no estado. “Com tantas desigualdades e problemas dos mais diversos, o Piauí dá um enorme exemplo de perseverança, competência e superação”, falou. “As dificuldades não foram páreo para a competência dos alunos e professores”, completou.

Para o secretário de Educação, Átila Lira, o exemplo destas instituições são exemplos vivos de que a escola pública e a escola da comunidade podem contribuir para a Educação brasileira, em especialmente a do Piauí. “Portanto, esta é uma homenagem e um estímulo a estes novos educadores que levam essa causa educacional como o seu desafio, o seu trabalho e o seu compromisso com a sociedade”, destacou.

Presente ao evento, o governador do Estado, Wilson Martins, disse que esse tipo de acontecimento passa pela “valorização dos professores” e pode ser aperfeiçoado através da “escola em tempo integral”. “Nos orgulha, por exemplo, quando dizem que 85% dos alunos da escola Pedro Sá, passaram em vestibulares. Quando sabemos que numa olimpíadas de matemática, nós temos 25 alunos premiados. Então, é desse orgulho que estamos falando aqui este manhã”, pontuou.

A sessão solene contou com a participação de alunos de várias escolas públicas e privadas do Distrito Federal e professores de todos os lugares do país.

Escolas Destaques

A escola em tempo integral Desembargador Pedro Sá, em Oeiras, foi a escola pública que mais aprovou nos vestibulares realizados no Estado. O método de ensino adotado pelos professores melhorou a aprendizagem. Foram 10 aprovações no Prouni, 25 aprovações no SISU, 29 aprovações em faculdades particulares e 45 aprovados na universidade estadual do Piauí.

O Instituto Dom Barreto e a Escolar Popular Madre Maria Villac, em Teresina, têm mérito pelo nível elevado de educação comprovado pelos indicadores de desempenho. São projetos educacionais e sociais desenvolvidos pela Casa Dom Barreto também para em situação de risco e vulnerabilidade social, e um abrigo permanente gratuito.

A proposta educativa do Dom Barreto elevou o desempenho dos alunos por série e o ingresso na universidade, além dos exames nacionais de ensino médio. No ENEM 2006 foi o primeiro lugar entre as escolas do Brasil, em 2007 foi o 11º lugar, em 2008 teve a 15ª colocação, em 2009 voltou a figura como a 3ª melhor escola do Brasil, em 2010 foi a 2ª, sendo sempre a 1ª colocada no ranking estadual.

O Instituto Dom Barreto sempre foi premiado em concurso e olimpíadas nacionais destacando o desempenho dos alunos, sempre com o pensamento que a educação é a arma mais poderosa para modificar o mundo.

A Casa Meio Norte teve nível elevado de desempenho na ultima avaliação do IDEB, além de ter vários projetos educacionais desenvolvidos na escola. A escola é municipal e atende crianças de 6 a 14 anos de famílias de baixa renda, fazendo também o trabalho social. A escola já recebeu várias premiações, uma delas foi a medalha Merito Nacional concedida pela presidenta Dilma Rousseff.

 CCOM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo