Viroses diminuem em 50% a doação de sangue
Os estoques de sangue de quase todos os Hemocentros do Brasil sofreram queda brusca, causando descontrole no planejamento de cirurgias, prejuízo para a saúde dos pacientes que dependem de uma transfusão de sangue ou hemocomponente, além de muita preocupação aos dirigentes e servidores de bancos de sangue.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) também está sendo afetado por esta baixa nos estoques de sangue, com uma queda acima de 50% em relação as doações realizadas na segunda quinzena de abril.
Alguns fatores estão contribuindo para a falta de doadores de sangue no Hemopi, entre eles a incidência de viroses que, identificadas ou não, impedem temporariamente a doação. Quanto à vacinação contra gripe, esta torna o doador inapto apenas por 48 horas. O Hemopi solicita que as pessoas que estejam aptas doem sangue. Lembrando que o homem pode doar até 4 vezes por ano e a mulher 3 vezes. Para doar é preciso:
-Ter entre 16 e 68 anos
-Pesar a partir de 50 kg
-Estar saudável e alimentado
-Apresentar documento de identificação com foto.
O Hemopi atende para doação de segunda a sabado, das 7 às 18 horas, e fica situado à Rua Primeiro de Maio, 235/Centro-Sul.
CCOM