Arte e CulturaCidades

Esperantina se fez presente no seminário sobre turismo realizado em Teresina

O Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer Mauricio Costa, juntamente com seus assessores participaram na última sexta-feira (03/fevereiro), no Luxor Hotel em Teresina do Seminário com o tema: “Nivelamento dos Atores do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil”.
O evento foi organizado pela Secretaria de Turismo do Piauí – SETUR e Piemtur com apoio do Governo do Estado e Ministério do Turismo, o Seminário reuniu Prefeitos e secretários municipais de diversos municípios piauienses.

O Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil é uma campanha nacional, encampada pelo Ministério do Turismo, em prol de uma estruturação integrada dos produtos e serviços turísticos do país, com o objetivo de criar produtos unificados através de roteiros regionais facilitando a divulgação, agregando valor aos produtos e, principalmente, oportunizando roteiros diversos aos turistas.

O Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil (PRT), implantado no Brasil em 2004, logo após a criação do Ministério do Turismo e a elaboração do Plano Nacional do Turismo, prevê uma gestão pública descentralizada, uma abordagem comunitária participativa e a formação de Conselhos, Fóruns e Planos de Turismo com uma proposta teoricamente ascendente, cujos fundamentos derivariam das bases da sociedade.

Na programação que incluiu palestras, foi discutida a regionalização do turismo no estado.
Dentre os participantes estiveram presentes: Eliete Moura – representando o Secretário Estadual de Turismo Sílvio Leite, Laura Marques que representou o Ministro do Turismo Luis Eduardo Barreto, Édson Andrade Correia – diretor da SETUR, Ceres Rebelo – Sebrae, Angélica Leart – interlocutora do Programa de Regionalização do Turismo – PRT, José do Patrocínio – Presidente da Piauí Turismo (PIEMTUR), dentre outros.

Em sua fala a representante do Ministério do Turismo Laura Marques disse “que a regionalização do turismo é um modelo de gestão de política descentralizada, coordenada e integrada, baseada nos princípios da flexibilidade, articulação, mobilização, cooperação intersetorial e interinstitucional e na sinergia de decisões”, disse a mesma.

“Implementar o Programa de regionalização do turismo é promover a cooperação e a parceria dos segmentos envolvidos; organização da sociedade, instâncias de governos, empresários e trabalhadores”, presidente da Piemtur.

O turismo no Piauí, além das belezas naturais reconhecidas de suas praias e Cachoeiras oferecem muitas vezes o que não se encontra em nenhum outro ponto do País: mistérios, emoções, aventura como nas “Sete Cidades Encantadas”, nas Grutas da Serra da Capivara, com Sítios Arqueológicos de incalculável valor histórico, e apresenta, ainda, cidades que ficaram famosas, entre elas Oeiras, por ter sido a primeira Capital e ainda hoje guardar os seus antigos casarões, testemunhos da história Piauiense.

“Serão realizados em breve seminários regionais em alguns municípios pólos turísticos piauienses para traçar metas a serem implantadas no sentido de implementar o turismo em nosso Estado”, Angélica Learth, interlocutora do PRT.

Vale ressaltar que Esperantina também tem um grande potencial turístico que é a Cachoeira do Urubu que precisa proporcionar atrativos para que o turista venha e retorne outras vezes ao nosso município.

Colaboração: Carlos Araújo – Assessor da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo