Governo americano destina ajuda para famílias desabrigadas
Estiveram em Esperantina na manhã desta sexta-feira (25/abril), o representante do governo americano, Richard Howard Hoffman, que pertence a entidade Catholic Relief Services – CRS e Carlos Campos, coordenador da Cáritas Brasileira – SOS Nordeste, que vieram conferir de perto a situação das inúmeras famílias que perderam suas casas com as enchentes.
Para Richard Hoffman, disse que ao tomarem conhecimento da tragédia causada pelas enchentes no Brasil, especialmente no Piauí, o governo americano muito sensibilizado se comoveu e através da Cáritas Internacional de imediato foram levantadas doações no sentido de ajudar as inúmeras famílias que perderam suas casas. No entanto, afirmou que ficou supreso com o que viu; Falou ainda que os recursos financeiros que estão vindo nesse primeiro momento são da ordem de US$ 50.000 (cinqüenta mil) dólares que será dividido entre 3 (três) municípios localizados nos estados mais afetados que são: Paraíba, Ceará e no Piauí, especificamente Esperantina que segundo Richard, foi um dos municípios mais prejudicados. Portanto, estará recebendo em torno de R$ 25.000 (vinte e cinco) mil reais que serão destinados para a aquisição de bens emergenciais de saúde e de higiene, bem como também agasalhos.
Já o coordenador da Cárita do Brasil, enfatizou a solidariedade do povo esperantinense, que souberam lidar com o grande problema das enchentes. No entanto, aproveitou para parabênizar toda a sociedade de um modo em geral que não cruzou os braços e souberam acolher os mais necessitados em um momento tão difícil.
Concluiu, informando que a Cárita mais do que nunca vai está presente em Esperantina monitorando e no acompanhamento das famílias desabrigadas e posteriormente realizando um trabalho de forma educacional para com estas famílias que tiveram suas casas destruídas.