EducaçãoGeralPolítica

MEC garante repasse de R$ 40 milhões para o Piauí

Na busca por uma solução imediata para a Greve dos Professores da rede pública estadual do Piauí, o senador Wellington Dias (PT-PI), o Deputado Federal Assis Carvalho, o Secretário de Educação, Átila Lira, e a bancada estadual petista fizeram uma grande mobilização recentemente  em Brasília.

Pela manhã, foram recebidos pelo diretor de Programas do Ministério da Educação (MEC), Romeu Caput, e técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em audiência no início da noite com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, o MEC assumiu o compromisso de acrescentar ao PAR (Programa de Ação Articulada) do Ministério esses R$ 40 milhões, que também serão aplicados em obras e equipamentos que seriam custeados com recursos do Tesouro Nacional, do contrato de empréstimo BNDES/BNB e do contrato de empréstimo com o Banco Mundial.

Dentre essas obras estão adaptações de escolas em tempo integral, quadras poliesportivas, compra de ônibus escolares, construção de subestações de energia elétrica nas escolas rurais, etc.

O ministro Mercadante garantiu a implantação de mais um curso de Medicina no Piauí. As cidades de Parnaíba, Picos e Floriano são candidatas, por contarem com unidades hospitalares de alta complexidade.

Sobre a Universidade do Vale de Canindé, ele destacou que depende de autorização da presidente Dilma. Na reunião, os parlamentares solicitaram ainda a liberação de recursos para a Uespi e agendaram reunião com José Rubens Rebellato, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, nesta quinta, 10, para tratar do Hospital Universitário.

Integraram a comitiva os deputados estaduais Fábio Novo, Flora Izabel, João de Deus e Rejane Dias, e os deputados federais Assis Carvalho e Jesus Rodrigues.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo