Barras participará de simulado de prevenção contra enchentes
A Secretaria Estadual de Defesa Civil do Piauí, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, realiza neste sábado (5), um simulado de prevenção contra enchentes no município de Barras, situado a 119 quilômetros da capital, que visa instruir moradores de áreas de risco a como reagir em casos de enxurrada e desabamento.
O exercício simulado de emergência para os dias de chuvas fortes acontece pela primeira vez no Estado e será realizado na Comunidade Prainha, localizada nas margens do Rio Marathoan, com a supervisão de técnicos capacitados da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).
Segundo o diretor de Unidade de Defesa Civil, Jerry Herber, a importância do exercício é capacitar comunidades residentes em áreas de risco para atuarem preventivamente em situação de desastre, além de consolidar procedimentos e conteúdos para a criação de um sistema permanente de monitoramento, alerta e alarme. Além de treinar as comunidades, o simulado permitirá, portanto, avaliar o preparo das coordenadorias estaduais e municipais, o grau de envolvimento da população em situações de riscos de desastres e a eficiência do sistema de cadastramento.
Jerry Herber acrescentou que a capacitação no simulado reflete ainda a importância de saber agir em caso de alerta, com o intuito, principalmente, de salvar vidas antes e depois da situação adversa.
Neste mesmo dia, além de Barras, acontecem simulados simultâneos de prevenção em oito estados do Nordeste.
A ação vai ocorrer em comunidades dos municípios de Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Recife (PE), União dos Palmares (AL), Aracaju (SE), Santo Amaro (BA) e São Luís (MA).
Rafael Schadeck, diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, explicou que o simulado é uma atividade de grande importância no que diz respeito à prevenção.
“A ação acontece neste período por conta dos meses de maio e junho serem marcados por fortes chuvas em todo o nordeste do país, por isso a importância deste trabalho de conscientização e preparação”, disse Schadeck.
CCOM