Geral

Eletrobras Piauí é segunda pior empresa elétrica do Brasil

Todo piauiense já sabia disso, mas agora é oficial: a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, oficializou na última sexta-feira (28), que a Eletrobras Piauí, ainda chamada de Cepisa pela Aneel, como a pior empresa de distribuição de energia do Nordeste.

A notícia é ruim e se torna ainda pior para os piauienses, que vivem buscando comparações com o Ceará e Maranhão. São desses dois estados as duas melhores concessionárias de energia do país, a Coelce e a Cemar – ambas empresas privadas.

O ranking das distribuidoras de energia do país em relação à qualidade do serviço prestado foi apurado com base em indicadores de janeiro a dezembro de 2011. A Eletrobras Piauí, porém, não segura a bandeira nacional da ruindade elétrica. Essa ‘honra’ coube à companhia de energia do Pará – Celpa, 33ª colocada. A Eletrobras Piauí é a segunda pior do país. A terceira é a Light, que atende a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Uma empresa de energia que atua em municípios do interior do estado de São Paulo, a Caiuá Distribuição de Energia, é a terceira melhor colocada no ranking da Aneel.

O ranking é elaborado com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade – DGC, formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC (tempo de duração das interrupções) e FEC (quantidade de vezes em que o fornecimento é paralisado) das distribuidoras em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL. Isso significa que as distribuidoras mais bem colocadas possuem, na média, melhor continuidade do serviço em relação às demais.

Segundo a Aneel, o ranking é um instrumento que incentiva as distribuidoras a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. Mesmo para as distribuidoras que estão abaixo dos limites regulatórios, existe incentivo para que elas continuem buscando as melhores posições.

A Aneel considera que a publicação do ranking também contribui para aumentar a transparência da gestão dos indicadores de continuidade e incentiva o envolvimento da sociedade neste processo. Além disso, acompanha as melhores e mais recentes práticas internacionais, incorporando-as à realidade nacional.

O ranking das empresas é o seguinte

POSIÇÃO EMPRESA ESTADO

1º COELCE CE

2º CEMAR MA

3º CAIUÁ-D SP

4º CELPE PE

5º CPFL-Paulista SP

5º COPEL PR

7º ENERSUL MS

8º COSERN RN

8º CPFL- Piratininga SP

10º EMG MG

11º ELEKTRO SP/MS

12º RGE RS

12º ESCELSA ES

14º BANDEIRANTE SP

14º EPB PB

14º AmE AM

14º CEMAT MT

18º AES-SUL RS

19º CELESC SC

20º CEMIG-D MG

20º COELBA BA

22º CEEE-D RS

23º ELETROPAULO SP

24º CELTINS TO

25º AMPLA RJ

25º CERON RO

27º CEB-DIS DF

28º CELG-D GO

29º ESE SE

30º CEAL AL

31º LIGHT RJ

32º CEPISA PI

33º CELPA PA

Por Claudio Barros

 

 

Um Comentário

  1. josé bom dia,
    cara esta eletrobrás piaui tem de ser é privatizada para assim melhorar toda a situação em que se encontra. aqui em esperantina tem uns funcionários proprios da empresa que além de serem grosseiros com os cliente não resolvel qualquer problema encaminham sempre para teresina. e também que agente como consumidor está enfrentando com altas taxas cobrada pela consercionária, servições fora de prazo e tudo está pécimo e tem de mudar com uma privatização. concorda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo