Veja como se preparar para passar em concursos públicos
Especialistas alertam: somente com disciplina e organização os candidatos conquistará uma das mais de 120 mil vagas no serviço público com previsão de serem preenchidas por meio de concursos em 2009. Segundo eles, o caminho a ser percorrido entre a escolha do concurso público e o dia da prova deve ser encarado com tranquilidade, mas com muito foco e dedicação.
“O candidato precisa acreditar que passará no concurso como resultado de seu esforço. Ser aprovado é mais do que sorte. É estudo, treino e dedicação. Todos são capazes, desde que estudem o necessário”, diz Carlos Alberto de Lucca, coordenador geral do curso preparatório Siga Concursos.
“O número ideal de horas para se estudar é o maior número de horas que o candidato puder, mantida a qualidade de vida e do estudo”, recomenda William Douglas, professor, juiz e autor de 28 livros sobre técnicas e dicas de preparação para concursos.
Confira abaixo as dicas dos dois especialistas.
DEZ ‘MANDAMENTOS’ PARA PASSAR NO ‘CONCURSO DOS SONHOS’ EM 2009
1. Busque motivação no estudo
Lembre-se dos motivos que o levam a estudar para o concurso. Faça um cronograma de estudos e avalie constantemente como está seu desempenho conforme você faz exercícios e questões de provas anteriores.
2. Não abandone o lazer
Planeje o tempo de estudo e de descanso. Com organização, disciplina e força de vontade é possível conciliar estudo eficiente com lazer. Estudar com qualidade de vida é muito mais produtivo que estudar 14 horas por dia.
3. Esqueça a concorrência
Não pense na relação candidato-vaga durante os estudos. A maior parte dos candidatos não está preparada e vai fazer a prova contando somente com a sorte. O objetivo é tentar fazer o máximo de pontos, mas ficar satisfeito se acertar o mínimo para passar.
4. Prepare-se com antecedência
Normalmente, o edital é publicado de 45 a 90 dias antes da data de realização das provas. Por isso, o ideal é iniciar os estudos antes da publicação do edital, dedicando-se às disciplinas básicas comuns à maior parte dos concursos.
5. Estude conforme o edital
Estude somente as disciplinas e os programas do concurso previstos no edital. Prepare-se conforme o peso de cada disciplina dedicando mais tempo às que têm peso maior e menos tempo às que têm peso menor.
6. Faça provas anteriores e simulados
Com isso, o candidato passa a conhecer os diversos estilos de prova. O estudante aprende o que o examinador acha importante e treina a velocidade de resolução. Depois de algum treino, resolva questões por um tempo um pouco maior do que o que será permitido no dia da prova. Depois, resolva questões em um tempo menor para aumentar a pressão. Quando a data do concurso estiver próxima, passe a realizar provas em condições absolutamente iguais às que você irá enfrentar.
7. Prepare-se para todas as fases do concurso
Um concurso pode ter várias fases dependendo do que o selecionador julgar necessário avaliar no candidato. Normalmente, cada fase é caracterizada por um tipo de prova. Alguns concursos têm somente provas objetivas. Outros também têm provas discursivas, exames físicos e provas orais.
8. Preste outros concursos
Preste todos os concursos que achar interessante. Além de ser um ótimo treino, pois a maior parte das disciplinas costuma cair em vários exames, a prática aumenta a chance de ser aprovado, nomeado e continuar estudando (já empregado no serviço público) para a carreira mais desejada.
9. Às vésperas da prova, faça revisão
Na semana que antecede a prova, aproveite para rever as disciplinas fazendo principalmente resumos. Resolva a prova do concurso anterior. Dê atenção a todas as disciplinas levando em conta o peso – matéria com maior peso no concurso requer maior dedicação.
10. Na prova, comece pelas questões mais simples
Faça antes as questões mais fáceis. A seguir, resolva as mais trabalhosas e, na sequência, as mais difíceis. Leia cada enunciado com bastante atenção para não precisar ler de novo e não cair em alguma “pegadinha” por falta de atenção.
Fonte: G1
José Luis o amigo está de parabéns pelo post. São esse tipo de informação que dão credibilidade ao vosso Jornal. Só mais uma sugestão coloque na sua página, algum link específico pra concursos em andamento ou que vão abrir as inscrições. Não é difícil, basta pesquisar que encontra o que precisa. Não fique vinculado apenas a política do muncípio, tem muitas outras coisas melhores.
Gostei das dicas pois sao otimas e um candidato realmente precisa de todas essas dicas para ser otimo concorente
Parabéns grande J.L. pela matéria. As vezes é bom lançar uma matéria desta para animar nossos estudantes e informar melhor nosso povo. Queria aproveitar para falar uma coisa importante também, porque as vezes somos roubados discaradamente nesses concursos realizados por Instituições sem nenhum preparo e que agem de forma maldosa com todos que participam dos certames por eles organizados. Queria citar meu exemplo: Fiz um concurso em Cocal-PI para Controlador (acertei 90% da prova) e meu nome nem na relação de classificados saiu, apareceu sim um parente do Gestor Local que eles (Instituto Ludus) disseram tinha fechado a prova. Nessas horas o sangue ferve ao sabermos que alguém age de forma tão desonesta conosco, jogando um trabalho de meses por água a baixo. Porém gostaria de desejar muita sorte a todos que prestarão concurso nesse ano. Pra quem gosta de aventura em breve terá: AUDITOR FISCAL DA RFB, inicial R$ 12.000,00 esse aí quem passar é fera mesmo, rsss. Um abraço a todos.