Oficinas da Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil são realizadas no Piauí
Para reafirmar os compromissos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para o fortalecimento das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente acontece nestes dias 18 e 19 de abril a Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil no Piauí.
Neste primeiro dia de ação foram realizadas oficinas de arte, saúde e comunicação, com a participação de adolescentes que já estiveram em algum momento em situação irregular de atividades laborais.
A Caravana no Piauí está sendo coordenada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e entre as ações planejadas para a atividade estão: mesa-redonda com discussões sobre o tema, apresentações artística, um ato público na Praça da Liberdade e uma audiência com o governador Wilson Martins, no dia 19.
No primeiro dia foram realizadas oficinas de percussão, de rádio e sobre os impactos do trabalho na saúde dos adolescentes. “As oficinas são meios que permitem aos adolescentes terem uma nova visão de mundo, este ano eles saem da condição apenas de expectadores das ações de mobilização contra o trabalho infantil e passam a ganhar experiência e a fortalecer esta luta.”, destacou a diretora de Direitos Humanos da Secretaria da Assistência Social, Cícera Andrade.
O secretário Francisco Guedes lembrou a importância de fortalecer e integrar as ações dos entes que compõem o Fórum. “ Tanto o poder público, aí falo de todas as esferas Executivo, Legislativo e Judiciário, quanto à sociedade em geral deve se sensibilizar com a causa e contribuir para mudar esta realidade de trabalho infantil, no nosso País e no nosso Estado”, finalizou.
CCOM