Prefeito faz a abertura oficial do I Fórum Cultural e Esportivo de Esperantina
O prefeito municipal de Esperantina, Francisco Antônio de Sousa Filho – PT abriu oficialmente na manhã de hoje no Ginásio Poliesportivo do município, o “I Fórum Cultural e Esportivo de Esperantina”.
O evento contou com a participação da banda municipal mestre Chico e de várias autoridades municipais e do estado.
No seu discurso de abertura o prefeito municipal Chico Antônio disse que o fórum tem o objetivo de resgatar a cultura e o esporte da cidade que há muito tempo está esquecida.
Chico Antônio falou que a cidade de Esperantina tem um potencial muito grande, mas que lamentou a falta de recursos destinados para estas áreas.
O prefeito em determinado momento do seu discurso chegou a fazer um relato de que quando era criança ao lado de sua mãe e com uma foiçe percorria as matas em busca de palha de tucum que transformava em imbira para em seguida transformar em redes de tucum, tarrafa de fiapo e cordas.
Chico Antônio disse que jamais imaginava na sua vida que naquele tempo embora ainda criança já desenvolvia artesanato.
Com relação ao esporte o prefeito declarou que não vai ser diferente da cultura em função do grande potencial que existe na cidade e que lançou um desafio ao prefeito da cidade de Barras que daqui a dois anos Esperantina será destaque no esporte.
O prefeito finalizou a sua fala dizendo que além da construção de um estádio de futebol futuramente a cidade vai ganhar também um museu para guardar a sua história.
O Secretário Maurício Costa disse que o fórum nasceu da necessidade e dos anseios de cada representante de grupos culturais e esportivos da cidade e da zona rural.
Já o professor Valdemir Miranda fez um relato da história de Esperantina desde a sua origem até a atualidade.
Valdemir Miranda disse que a cidade já perdeu muito nas administrações anteriores no que se refere ao desenvolvimento da cultura e do esporte e que aposta na atual administração por ser uma administração popular.
Domingos Carvalho representante da Quadrilha Retiro dos Ciganos, relatou que no passado a cidade de Esperantina teve até doze Quadrilhas e que atualmente não passam de quatro.
“É necessário uma maior contribuição do poder público municipal”, disse Domingos.
O presidente da FUNDESPI, Vicente Sobrinho falou da importância da realização do Fórum para o município de Esperantina uma vez que a população tem a oportunidade de participar das discussões principalmente no tocante ao desenvolvimento do esporte.
Vale ressaltar que os participantes do fórum logo após a realização do cadastro participaram de um café da manhã e ao meio dia foi servido um almoço para todos os presentes.
Confira as fotos do forúm abaixo!
Se depender de reunião esse governo vai longe nunca se fez tantos foruns, reuniões e atividades antes em Esperantina…
Esperamos que os frutos possam ser colhidos ao longo destes quatro anos…
Porém a prefeitura podia começar resgatando o carnaval de Esperantina, porque pelo que foi visto aqui mesmo no jornalesp a maioria das cidades vizinhas já divulgou o calendário das atividades carnavalescas…
Seria bom que utilizassem deste portal para fazer esta divulgação pois o bom que são as festas populares ainda não se falou de nada. Espero que a equipe jornalistica possa trazer esta noticia brevemente…
Um abraço e meus parabéns ao Secretario de Cultura Maurício Costa pelo empenho em sua pasta.
Criticar é fácil demais. Encontrar defeito em tudo também é.
Acredito que mais importante do que qualquer coisa foi a iniciativa. A iniciativa de ouvir da própria população quais são as maiores necessidades na área da cultura e esporte para o nosso município neste momento. Acho que é assim mesmo que se deve administrar uma cidade, um estado e um país. Ouvindo o povo. Quem calça o sapato é que sabe onde o calo aperta.
Maurício Costa e toda sua equipe estão de parabéns!
Ter Lula, Wellington e Chico no comando me fazem ter mais orgulho de ser PT.