Geral

Professores têm até dia 8 para fazer inscrição no Parfor

A Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (Seduc) informa que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) que oferece gratuitamente cursos superiores, em plano executado em regime de cooperação entre a Capes/MEC/IES e Secretarias da Educação dos estados e municípios, está nos últimos dias de inscrição.

Para a melhoria da qualidade do ensino da rede pública, um dos fatores imprescindíveis, é sem dúvida alguma, a formação inicial dos professores.

“A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9394/96, estabeleceu prazo de dez anos para que todos os professores do ensino fundamental tivessem diploma de ensino superior, o que não foi cumprido”, explica Ana Maria Almeida, gerente de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Gefape) da Seduc.

Em conformidade com o mesmo propósito, a Seduc, em um programa conjunto da União, dos Estados e Municípios deseja que todos os professores que ainda não possuem formação superior, primeira licenciatura, assim como aqueles que atuam em área de ensino que não seja a da formação – segunda licenciatura, se matriculem em um dos cursos de formação superior oferecido pela Plataforma Freire para que se possam atingir os objetivos de melhoria e qualidade da educação brasileira.

As pré-inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo professor no endereço eletrônico freire.mec.gov.br, link existente na base inferior do site da Seduc, no período de 19 de março a 8 de abril. Após este período é de responsabilidade das Secretarias Municipais de Educação a validação das pré-inscrições no período de 9 a 23 de abril.

“Todos os professores em exercício na educação básica têm direito assegurado à formação inicial no Parfor”, assegura o secretário da Educação, Átila Lira.

Os cursos ofertados na modalidade presencial para a formação inicial são os seguintes:

I – Cursos de primeira licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior;

II – Cursos de segunda licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área diferente a sua formação.

“A qualidade da educação é o grande desafio para haver no Brasil igualdade de oportunidades, justiça social e democracia plena”, finaliza Ana Maria.

Confira os cursos e campi disponíveis. Mais informações: (86) 3216 3354 e 3216 3805 (falar com a professora Ana Maria).

CCOM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo