Natural de Ipiranga do Piauí e primo do diretor do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), José Carvalho, o fisioterapeuta Marcos Siqueira Cortez, de 36 anos, morreu às 6h30 de domingo, ao colidir a automóvel Prisma que conduzia com uma árvore na Avenida Maranhão, no bairro São Pedro, na zona Sul de Teresina.
Sua mãe, a aposentada Maria Rita Siqueira Cortez, disse que Marcos Siqueira Cortez trabalha como fisioterapeuta em Manaus (AM) e tinha chegado ontem para passar quatro dias da Semana Santa com a família.
“Meu Deus, o que ele veio fazer aqui às 7h de manhã? Ele saiu de casa na noite de ontem tão cheroisinho. Como é que isso foi acontecer?”, indagava Maria Rita Siqueira Cortez, que chorava muito, abraçava o corpo do filho e era amparada por José Carvalho.
“A dor é muito grande de perder um filho, Tanto que eu rezava a Deus para que isso não acontecesse e vem ocorrer justamente aqui na terra dele”, falou Maria Rita, lançando no ar gritos de dor.
“Por que isso foi logo acontecer com meu filho querido. Por que Deus não me levou já que sou mais velho e vivi mais?”, indagou o pai do fisioterapeuta, o aposentado Luiz Cortez Rufino, que alternava seu olhar para o céu e para o corpo do filho.
“Será que eu vou suportar tanta dor?”, perguntava Luiz Cortez Rufino, abraçado com o filho. Ele chegou a sentar no asfalto, perto de pequenas pedras de piçarra usadas na construção civil.
A irmã da vítima, a enfermeira Suely Cortez, também chorava muito. Sua dor ficou concentrada no rosto, que ficou molhado de lágrimas.
O Prisma, com placa de Ipiranga do Piauí, ficou com o capô, paralamas arrancado e jogado na calçada, o pára-brisa dianteiro destruído e a parte dianteira do lado do motorista muito avariada.
O corpo de Marcos Siqueira Cortez foi lançado fora do veículo e ficou estendido no asfalto.
O soldado Nonato, da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) disse que Marcos Siqueira Cortez esta indo no sentido zona Sul para o centro de Teresina e perdeu o controle do Prisma resultando na colisão do automóvel com uma árvore.
“Após a colisão com a árvore, o carro rodou e o corpo do fisioterapeuta sacou fora do Prisma”, falou o soldado Nonato.
Fonte: Meio Norte
Dr. MARCOS SIQUEIRA CORTEZ, era Chefe do Setor de Fisioterapia da Fundação Hospital Adriano Jorge – FHAJ, Hospital da Administração Direta, ligada a Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Amazonas. Frise-se que o trabalho desenvolvido pelo Dr. Marcos Cortez sempre visou a melhoria e excelência do desenvolvimento da fisioterapia no Estado do Amazonas, tendo inclusive exercido vários cargos de chefia, dentre os quais destacam-se o de Delegado do Conselho Regional da 6ª Região no Estado do Amazonas (Portaria CREFITO-6 nº 005/2002) e Presidente da Sociedade Amazonense de Fisioterapia – SOAMFI, fundada em 17.02.2005 cujo objetivo social visava promover o desenvolvimento técnico-científico dos fisioterapeutas e implementar a qualidade dos procedimentos e rotinas operacionais nas áreas da Fisioterapia, além, de ter desempenhado atividade no campo da docência e ter sido o primeiro Coordenador de curso de Fisioterapia no Estado do Amazonas.Ademais, deve-se destacar que o profissional desenvolveu mais de 15 (quinze) anos de atividade no Estado do Amazonas, dos quais 12 (doze) anos dedicados ao Hospital Fundação Adriano Jorge – HFAJ, dos quais citem-se a formatação do setor de Fisioterapia em consonância com os padrões ergonômicos e recomendados pelo COFFITO e a eliminação da demanda reprimida no campo da fisioterapia. Posto isso, tornamos público o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo ilustre Fisioterapeuta Dr. Marcos Siqueira Cortez, que sempre desenvolveu sua atividade na saúde pública de forma humilde, revelando-se um profissional pró-ativo e de excelência que enalteceu os quadros da saúde pública do Estado do Amazonas, bem como os quadros dos Conselhos Regional e Federal de Fisioterapia.
Não consigo acredita no que aconteceu com o meu amigo Marcos * marquinho * lembranças dele vão ser guardadas por toda minha vida, Deus me deu a oportunidade de participado de sua vida e de conviver um bom tempo com ele essa pessoa maravilhosa e amiga, sempre falava pra ele que ele sempre foi e sera a minha familia, cheguei a mora junto com (eu, marquinho o fred, tiago o emerson, joeliton todos nos sempre fomos uma familia….Mesmo que Deus tenha levado do meio de nós ele sempre fara parte da nossa familia da nossa linda Amizade……Marquinho Te Amo de sua amiga sentirei muitas saudades sempre……Karla Amorim/ Manaus/São luis….