Instituído por portaria Interministerial que integram ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o Programa Mais Educação está em pleno funcionamento no Brasil e em Esperantina como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da educação Integral.
A escola em parceria com a família, comunidade local e o poder público, juntos buscam oportunizar espaços e atividades que possam ampliar a permanência das crianças em atividades ligadas à educação, esporte e lazer.
As ações do Mais Educação, veio como mais uma alternativa para minimizar os problemas que as comunidades enfrentam, uma saída para manter as crianças mais tempo afastadas das ruas, como opção para estimular o aprendizado e conseqüentemente melhorar o desempenho dos estudantes e também, como um estreitamento de laços e responsabilidades entre as crianças e adolescentes atendidos com a escola e a família.
Em Esperantina a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação aderiu ao programa por entender que a educação é prioridade e que com “o Mais Educação”, crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino tem a oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos praticando lazer, esporte e cultura.
Neste primeiro semestre de 2012 o programa já funciona em cinco escolas municipais da zona urbana, que são elas: São Benedito, Umbelino Rebelo, Maria Luíza Teles, Vila da Solidariedade e Cristo Redentor.
Cada uma destas escolas atende no mínimo 100 alunos que estão executando oficinas contemplando o Letramento (português), Matemática, a prática da Capoeira, Futebol, Futsal, Pintura, Dança ou Teatro.
Em cada escola a equipe é composta por um coordenador que exerce a função de professor comunitário, cinco instrutores e uma merendeira.
As escolas optaram por valorizar e manter os profissionais que atuam na instituição de forma voluntária já há algum tempo, mas que serão remunerados com uma bolsa.
A estrutura física das escolas não comportaria a execução do Programa, com isso as atividades estão sendo realizadas em espaços da comunidade ou bairro.
As atividades estão sendo realizadas no contra turno das aulas, ou seja, os alunos que estão na sala de aula pela manhã tem o complemento de suas atividades no turno da tarde com as oficinas fora da escola e assim vice-versa. O complemento é de três horas a mais, perfazendo um total de sete horas de atividades escolares.
O município adotou como critérios para a definição do público participante do programa, os seguintes indicadores:
• Estudantes em defasagem séries/idade;
• Estudantes das séries/ano 4° ao 9°ano nas quais há um alto índice de abandono e/ou repetência.
• E demais alunos com dificuldade de aprendizagem para completar a quantidade dos alunos.
Em Esperantina a Coordenadora do programa é a Professora Luciana Moraes. Luciana diz está bastante confiante nos resultados futuros deste programa que será executado durante todo o ano letivo com perspectivas de renovação no próximo ano.
Para a Secretária Municipal de Educação Vilma Amorim o Mais Educação, é importante porque forma cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, a partir de sua formação educacional.
Veja outros registros da implantação do Mais Educação no municipio, abaixo:
Por Carlos Araújo