SINEPIAUÍ participará da Conferência Regional da Pessoa com Deficiência na cidade de Esperantina
A Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí (SETRE) através do Sistema Nacional de Emprego do Piauí (SINEPIAUÍ) apresentará, na Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, relatório de empresas que contratam portadores de deficiência através de encaminhamentos feitos pelo SINEPIAUÍ.
Com o objetivo de sensibilizar a população quanto aos direitos das pessoas com deficiência, a Conferência ocorrerá nesta sexta-feira (23) em Esperantina e irá abordar temas que incentivam melhorias para a pessoa com deficiência em diversas áreas, como saúde, educação, cultura, esporte e lazer.
Para Maria da Paz, Coordenadora de Inclusão da Pessoa com Deficiência do SINEPIAUÍ e Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE-PI), a Conferência é importante por possibilitar a divulgação do trabalho de inclusão.
“Com a divulgação, os portadores de deficiência dos municípios do Estado, tomam conhecimento do trabalho do SINEPIAUÍ, o que faz com que procurem seus direitos de trabalho e cheguem até nós para que possamos ajudá-los”, diz.
O SINEPIAUÍ faz o encaminhamento de trabalhadores para empresas privadas, incluindo os portadores de deficiência, que segundo Mauricélia Rodrigues, Gerente de Recursos Humanos de uma das empresas contratantes dos trabalhadores encaminhados, ainda sofrem com a exclusão profissional. “O trabalho de inclusão do SINEPIAUÍ é de significante importância, pois quebra o mito da improdutividade dos portadores de deficiência. Eles são tão capazes quanto os outros”, afirma.
Para fazer o cadastro, o portador de deficiência deve comparecer a uma das unidades SINEPIAUÍ, portando todos os documentos e laudo médico comprovando sua deficiência. Após o cadastro, o trabalhador aguarda por uma vaga de emprego no perfil desejado e lhe é entregue a carta de encaminhamento.