Representantes do Tribunal de Justiça, OAB-PI, Caixa Econômica e entidades dos setores de habitação e construção civil estarão nesta terça-feira, na Alepi, às 14h30min, para uma audiência pública sobre a situação do projeto que descentraliza e aumenta o número de cartórios em Teresina.
No encontro, a propositora, deputada Rejane Dias, vai apresentar o substitutivo para o projeto que iria ser aprovado na Casa, no final de 2011, que baixaria de 36 para 19 o número de novas unidades e ser criadas.
Antes da provação na Comissão de Administração, a deputada pediu vistas do projeto para tentar criar uma nova proposta junto ao Tribunal de Justiça, que é autor do projeto original, criando 36 cartórios. Em uma reunião na última quarta-feira, o TJ e a OAB-PI definiram algumas mudanças, com ambos concordando com a criação de 31 cartórios e descentralização dos serviços. A deputada Rejane vai agora discutir todos os pontos da proposta com as entidades presentes antes de devolver o projeto com a nova emenda.
A entidade representante dos Cartórios também foi convidada para a audiência e as reuniões. Porém, não compareceram ao último encontro, que definiu a nova proposta do TJ.
“O projeto toca no aumento do número de cartórios, que o TJ concordou em solicitar 31, somando-se aos nove já existentes. Vamos também garantir a descentralização e o concurso para tabelião, que está em pleno andamento no Tribunal. Sobre alguns pontos que dizem respeito a direitos adquiridos pelos atuais prestadores de serviço, por estarem sendo contestados no Supremo, não pretendemos entrar em questão nesta proposta que acordamos agora”, comentou a deputada Rejane Dias.
Por Mateus Noronha