Esperantina terá Festival do Peixe e Ecoturismo
O município de Esperantina, localizada a cerca de 180 Km da capital piauiense, terá o primeiro Festival do Peixe e Ecoturismo, que acontecerá no período de 04 a 08 de abril desse ano. O formato do evento foi apresentado, na manhã da última terça-feira (28), ao secretário de Turismo, Sílvio Leite pelo Prefeito Francisco Antonio e a equipe organizadora do evento.
Segundo Francisco Antonio, Esperantina é hoje o maior produtor de tambaqui do Piauí.
“O Festival do Peixe foi pensado para divulgar e aproveitar o potencial do município na área da piscicultura. Somos hoje, o maior produtor de tambaqui, em tanques cavados do Piauí, e temos a nosso favor luminosidade e temperatura adequada para a criação desse peixe”, disse o gestor.
O Festival do Peixe terá uma programação esportiva, ecoturística, cultural e de agronegócio do peixe, com objetivo de qualificar a comunidade local e inseri-la no mercado de trabalho, gerando emprego e renda.
Segundo um dos organizadores do evento, Erlich Cordão, estão programados torneios de pesca de anzol, provas de Moutain Bike e apresentações de Jet Ski.
“Pensamos em um evento completo, que valoriza o agronegócio do peixe com a culinária, técnicas de produção e venda, como também toda parte esportiva e cultural. Teremos também shows culturais e uma programação que ocupa o turistas durante o dia e a noite”, disse.
Para Sílvio Leite, o evento é será um grande diferencial no município.
“Fiquei bem impressionado com os dados trazidos pela Prefeitura, em relação ao agronegócio do peixe. Eles contarão com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e tenho certeza que o evento será um sucesso também na área do turismo, uma vez que o município possui belezas como a Cachoeira do Urubu, a Cachoeira do Canta Galo, a Pedra do Letreiro, que encantam os turistas. A Setur está à disposição da Prefeitura de Esperantina para colaborar com mais esse evento”, disse.
CCOM
Cachoeira do Canta Galo e Pedra do Letreiro ficam exclusivamente em Batalha-PI.