Inclusão digital em Esperantina
Segundo informações do instrutor e coordenador, Marco Antônio Santos, disse que esse curso é uma finalidade do governo do estado do Piauí, Wellington Dias – PT, que coloca Esperantina como foco de desenvolvimento e por sua vez, devido a uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas que indicou o Piauí como o terceiro estado com maior índice de exclusão digital. O curso tem como objetivo tirar essa perspectiva de exclusão digital e melhorar a formação profissional e ainda aumentar o índice de inclusão digital do estado.
O curso está sendo ministrado no caminhão da cidadania próximo a Unidade Escolar José Nogueira de Aguiar com duração de 2 (dois) meses, sendo aplicado 3(três) vezes por semana e com 2(duas) horas por dia de aulas. O qual teve inicio dia 3 de abril e será concluído até o dia 5 de junho. Proporcionando a execução dos cursos de Introdução ao Processamento de Dados – IPD, Windows, Word, Internet e noções de Linux.
No total de 504(quinhentos e quatro) vagas divididas nos seguintes turnos manhã, tarde e noite. Tendo como principais requisitos para a participação no curso:
- Ter a partir de 16 anos;
- Ter no mínimo 5ª serie;
- Baixa renda familiar.
Todos terão o curso integral, mas só terão certificado ao final do curso, quem passar por um exame e obter uma media satisfatória.