O governador Wellington Dias participou da reunião com os ministros da Educação, Saúde, do Desenvolvimento Agrário e Secretaria Especial de Direitos Humanos e com o presidente Lula que recebeu os governadores em reunião para discutir a redução da mortalidade infantil, queda do analfabetismo, erradicação do sub-registro civil e o fortalecimento da agricultura familiar.
Durante reunião com os ministros, o governador Wellington Dias destacou as ações e projetos desenvolvidos no Piauí que resultaram na redução da mortalidade infantil de 34 para 28,2 para cada 1.000 crianças nascidas.
O secretário de Saúde, Assis Carvalho, adiantou que no pacto firmado, a meta é chegar ao índice de 15 por 1.000 crianças nascidas até o ano de 2015.
Segundo o secretário de Saúde, Assis Carvalho, que acompanhou o governador, o objetivo é trabalhar no fortalecimento da atenção à mãe, desde a gestação com acompanhamento no PSF, reforçar o cuidado com a nutrição para que as mães possam ter uma gravidez saudável e ainda concentrar esforço no atendimento às crianças.
“O objetivo é ter um acompanhamento mais sistematizado, com o aumento do número de UTIs, UCIs (Unidades dos Cuidados Intensivos)”, disse o secretário.
Na reunião, o governador Wellington Dias também apresentou relatórios que apontam a redução do analfabetismo e informou ainda sobre os investimentos aplicados na agricultura familiar.
No encontro organizado pela Secretaria de Relações Institucionais, participaram os governadores do Amazonas, Amapá, Acre, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, Roraima, do Tocantins, de Alagoas, da Bahia, do Ceará, Maranhão, Piauí, de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de Sergipe.
Fonte: Meio Norte