Sobe para 11 o número de cidades em situação de emergência no Piauí
O número de municípios em situação de emergência por causa da estiagem no Piauí voltou a subir. De acordo com a Secretaria de Estado da Defesa Civil, já são 11 cidades piauienses enfrentando graves problemas por conta da falta de chuvas na região Sul do Estado.
Segundo dados da Unidade de Defesa Civil da Secretaria de Estado da Defesa Civil, os municípios que decretaram estado de emergência por causa da seca são: Campinas do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Colônia do Piauí, Dom Expedito Lopes, Isaías Coelho, Lagoa do Barro do Piauí, Novo Oriente do Piauí, Santa Rosa do Piauí, São Julião, Várzea Branca e Floresta.
Embora tenha chovido nos últimos dias na região Sul do Estado, a Secretaria de Estado da Defesa Civil prevê que novos municípios podem decretar situação de emergência nos próximos dias.
Para contornar o problema da seca no Estado, a Secretaria de Estado da Defesa Civil trabalha com medidas preventivas e paliativas. Em 2011, o Governo do Estado construiu 308 adutoras, somando um total de 1.540 quilômetros, que beneficiaram 77 municípios piauienses. Além disso, 400 carros-pipa circulam no interior do Estado dando assistência às cidades que passam por dificuldades com a estiagem.
Além do Governo do Estado, o Governo Federal também auxilia o Distrito Federal, os estados e os municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública. O apoio previsto, contudo, somente será prestado se houver reconhecimento por parte do Governo Federal que pode acontecer mediante requerimento do Poder Executivo do Estado, do Distrito Federal ou do Município afetado pelo desastre.
O requerimento previsto deverá ser realizado diretamente ao Ministério da Integração Nacional, no prazo máximo de dez dias após a ocorrência do desastre, devendo ser instruído com ato do respectivo ente federado que decretou a situação de emergência ou o estado de calamidade pública.
CCOM