CidadesGeral

GTI realiza debate em Esperantina sobre o plano de turismo na região

O Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) que discute a implantação do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio Norte, que envolve os Estados do Piauí, Maranhão e Ceará, estiveram na tarde da última quarta-feira (28/janeiro) no auditório da Secretaria Municipal de Educação na cidade de Esperantina em reunião com alguns integrantes da equipe de governo do prefeito Chico Antônio.

O grupo, que é coordenado pelos ministérios da Integração Nacional e do Turismo, participam representantes de 11 ministérios e das secretarias de Planejamento e Turismo dos governos dos três estados da região meio norte, que tem como um de seus objetivos identificar as potencialidades e os problemas de cada um dos municípios contemplados com o plano.

Do Piauí, fazem parte da proposta inicial do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio Norte os municípios de Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Caraúbas, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Luís Correia, Murici dos Portelas, Parnaíba, Barras, Batalha, Brasileira, Campo Largo, Domingos Mourão, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Lagoa de São Francisco, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Milton Brandão, Morro do Chapéu, Nossa Senhora dos Remédios, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, Porto, São João da Fronteira, São João do Arraial e São José do Divino.

Além dos ministérios do Turismo e da Integração Nacional, integram o GTI os ministérios do Meio Ambiente, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Transportes, Trabalho e Emprego, Secretaria Geral da Presidência da República, Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República, além do Banco do Nordeste e BNDS.

O plano contemplará além do litoral outras atrações, como o Parque Nacional de Sete Cidades, o Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, e o Parque Nacional de Ubajara, no Ceará.

O GTI considera que tamanhas belezas naturais presentes, além do rico patrimônio cultural, apresentam uma exploração turística muito aquém de seu imenso potencial, devido à precariedade da infraestrutura de transportes e de turismo, fazendo com que a região apresente um dos mais baixos níveis de desenvolvimento do país.

Durante a reunião, o atual Secretário de administração Francisco Machado Santana, fez um relato como o Prefeito Chico Antônio recebeu o municipio e como a equipe está trabalhando para colocar a casa em ordem.

O Secretário informou ainda para os integrantes do GTI que a dívida do municipio deixada pelo ex-gestor ultrapassa a casa dos R$ 16.000,000,00 (dezesseis milhões de reais).

Santana esclaraeceu ainda, que uma das primeiras medidas do atual prefeito foi a criação de uma pasta para a controladoria e a procuradoria do municipio, coisa que no passado não existia.

Vilma Carvalho Amorim, que está a frente da pasta da Educação do municipio, explicou que o setor de educação da cidade não foi encontrado as mil maravilhas, mas aos poucos a sua equipe está colocando a casa em ordem.

Júlio Miragaya do Ministério da Integração Nacional, disse que as visita a alguns desses principais municipios do Piauí, como Esperantina, Parnaiba e Piripiri são justamente para o reconhecimento das prinicipais potencialidades e obstaculos. Além de articular com os prefeitos locais, com o objetivo de prepar o terreno para um retorno no mês de abril ou maio para que todos possam está discutindo com um número bem maior de pessoas, o que é de mais importante para o desenvolvimento da cidade.

Deocclécio Hagel do Ministério dos Transportes falou que a sua participação neste encontro é justamente para detectar as demandas de necessidades que possa existir na região e para que no futuro bem próximo, o ministério encontre as soluções para melhorar a infraestrutura de transportes e logistica, relatou Hagel.

Logo após o término da reunião todos os integrantes do GTI se deslocaram até o Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, para conhecer de perto as potencialidades do local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo