Neste final de semana, o presidente do Sindicato dos Delegados (Sindepol), Sebastião Alencar anunciou que está preparando medidas judiciais contra o Estado do Piauí para impedir que delegados continuem acumulando diversas delegacias. Batalha é um dos municípios onde o delegado, Lucas Craveiro(foto) responde ainda por mais quatro municípios.
Sebastião Alencar diz que está juntando documentos para ingressar com ação judicial pertinente com o devido pedido cautelar para mudar este quadro. “Todos os delegados que estão no interior estão acumulando delegacias. Posso garantir que o trabalho de repressão ao crime não se faz assim, pois é impossível uma autoridade policial realizar um trabalho satisfatório tendo que fazer sozinho o trabalho que deveria ser feito por cinco ou dez delegados”, critica.
Para o presidente do Sindepol, a situação vivenciada pelos delegados no interior do Piauí está insustentável e chegou ao cúmulo de delegado ser investigado porque não consegue atender a demanda exagerada de serviço.
“O Ministério Público conhece bem a precariedade da Polícia Civil no interior do Piauí, já ingressou com ações civis públicas em quase todas as comarcas exigindo delegados de carreira, mas é preciso reconhecer que o Estado não vem nomeando delegados a contento”.
Os inquéritos policiais estão parados na maioria das delegacias da Região Norte do Estado Piauí. De acordo com informações extra-oficiais, na Delegacia de Batalha, existem inúmeros inquéritos amontoados que já deveriam ter chegado às mãos da justiça, por exemplo, o inquérito que apura o acidente que vitimou 2 pessoas na PI-117, que liga a cidade de Batalha, ao município de Esperantina, no dia 16 de setembro de 2011.
Reveja a matéria do acidente, clicando AQUI.
Fonte: Folha de Batalha
Porto é um exemplo que o nobre delegado acima citado na matéria, mesmo tendo boa vontade, não tem como dá conta do recado sozinho…Inquérito e mais inquéritos estão empancados na delegacia, faltando apenas uma “simples” assinatura dele para poder ir para a Justiça.