Geral

Piauí busca certificação de área livre da febre aftosa

GadoCom os estados do Maranhão, Pará e Pernambuco, o Piauí participa do processo que lhe dará a certificação de zona livre da aftosa, tornando o rebanho piauiense muito mais competitivo.

A escolha das propriedades e dos animais para a sorologia in loco a serem avaliadas será feita através de sorteio aleatório no mês de maio. A análise do material dos animais piauienses será realizada junto com os outros estados que estão no mesmo bloco e compõem a área avaliada.

“Esse processo é muito importante para o Piauí, pois nos dará a garantia de estarmos livres da aftosa. É uma certificação que nos projeta para o mercado das regiões Sul e Sudeste, que já são livres da aftosa”, explica o gerente de Defesa Animal da Adapi, Janilson de Sousa.

Os números da 17ª campanha de vacinação revelam um grande avanço na segunda campanha de 2011. Os municípios com 100% dos rebanhos vacinados passaram de 25 para 39 e houve uma queda significativa naqueles que possuem uma cobertura menor que 90%, passando de 30 para quatro municípios.

Há 15 anos, o Piauí não tem caso de suspeita de febre aftosa. No ano de 1997, houve registro em Teresina e Oeiras, mas não foi confirmado em laboratório. “Essa valorização do nosso rebanho é fruto da conscientização dos criadores e de nossas campanhas intensas de vacinação, que tem nos tirado da zona de médio risco e nos projetando para área livre da aftosa”, justifica Janilson.

CCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo