A Polícia Federal, através do Inquérito Policial nº 0901/2011-4, está investigando o ex-prefeito de José de Freitas-PI, Robert de Almendra Freitas, que durante sua gestão no ano de 2009, teria recebido mais de 14 mil reais do Ministério da Saúde. Os valores citado acima, foram adquiridos através do Programa Saúde na Escola, referente ao Projeto Vigisus II e, até hoje, não foi prestado conta dos recursos e, agora, o Fundo Nacional de Saúde está exigindo a devolução dos recursos federais.
A PF deve ouvir além do ex-prefeito Robert Freitas, cassado por corrupção eleitoral em 2008, a ex-secretária de saúde do município, Rosenilda Miranda Torres. A atual Secretária de Saúde de José de Freitas-PI, Antônia Ribeiro disse que o ex-prefeito Robert Freitas e a ex-secretária Rosenilda Torres devem explicar à Polícia Federal que destino tomou os recursos federais do Projeto Vigisus II.
Antônia Ribeiro disse que o município de José de Freitas perdeu os recursos do Projeto Vigisus II porque, até hoje, o ex-prefeito Robert Freitas não prestou conta dos recursos que foram recebidos na sua gestão no ano de 2009. O delegado da Polícia Federal Fernando Cruz de Carvalho, que apura o caso, enviou o ofício nº 6545/2011 ao atual prefeito de José de Freitas-PI, Ricardo Camarço, solicitando cópia dos cheques e demais documentos referentes aos recursos que foram recebidos na gestão do ex-prefeito Robert Freitas e que até hoje não foi feita a prestação de contas junto ao Fundo Nacional de Saúde.
A secretária Antônia Ribeiro disse que, como a gestão anterior não fez a prestação de contas, ela não conseguiu identificar a conta bancária em que os recursos foram depositados e nem as cópias dos cheques. A Polícia Federal passou a investigar o caso depois que foi acionada pela Assessoria Jurídica da Prefeitura de José de Freitas, por determinação do prefeito Ricardo Camarço, que quer saber qual destino tomou os recursos do Projeto Vigisus II.
O Projeto Vigisus é um acordo de empréstimo celebrado entre o Banco Mundial e o Governo Brasileiro, dividido em três fases e em dois componentes distintos. Atualmente, o Vigisus encontra-se na sua segunda fase. Ricardo Silva Camarço assumiu a Prefeitura de José de Freitas na noite do dia 29 de setembro de 2010, depois que o TRE-PI confirmou a cassação do mandato de Robert Freitas por compra de votos, nas eleições de 2008.
Veja a cópia do referido ofício da Polícia Federal, abaixo:
Por José Saraiva