Seguindo o plano do Governo do Estado de fazer mais com menos e trabalhar para que os serviços públicos cheguem cada vez mais perto de todos os cidadãos piauienses, a Secretaria da Saúde se esforçou para tornar a gestão dos recursos e a qualidade dos atendimentos mais eficientes no ano que passou.
Durante a leitura da Mensagem 2012, feita na manhã da última quinta-feira (02), na Alepi, o governador Wilson Martins deu destaque à melhoria na gestão da saúde, representada no novo sistema de escolha dos dirigentes de hospitais. O que antes acontecia por meio de indicação política passou a ser feito através de seleção por competência técnica. Além disso, passou-se a investir mais na atenção básica à saúde nos municípios, procurando descentralizar os atendimentos e reduzir os procedimentos de média e alta complexidade. “Somente Campo Maior deixou de enviar para Teresina mil pacientes por mês. Um ganho sobretudo para o HUT”, afirmou Wilson Martins.
Com a implantação do serviço de traumato-ortopedia em Campo Maior, Oeiras, Piripiri e São Raimundo Nonato, a transferência de pacientes para Teresina chegou a reduzir pela metade. Mas o atendimento ortopédico não foi otimizado apenas no interior. O Hospital Dirceu Arcoverde, da Polícia Militar, foi reformado e contemplado com mais leitos para a especialidade ortopédica. O HPM, que passou a receber pacientes do SUS e de convênios, atende ainda especialidades como, ginecologia, odontologia, clínica médica e cirurgias.
Os atendimentos de urgência e emergência também foram regionalizados com a expansão do Samu de Norte a Sul do Estado. Vários prédios foram instalados, ampliados e reformados, não só no interior, mas também na capital. Em Teresina, foram entregues, além do HPM, as reformas e ampliações dos hospitais Getúlio Vargas (o maior da rede pública no Piauí), do Mocambinho (referência no atendimento a dependentes químicos), Lucídio Portella (atendimento infantil) e o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella.
Ainda em 2011, a Secretaria da Saúde nomeou e empossou técnicos em enfermagem aprovados em concurso de 2008, e lançou edital para realização de concurso público para os níveis médio e superior, comprovando o comprometimento com a transparência e capacidade técnica na gestão pública.
CCOM