GeralSaúde

Relatório da Sesapi mostra que municipalização de hospitais deu certo

ReuniãoA Secretaria de Estado da Saúde apresentou na manhã da última sexta-feira (28), para membros do Conselho Estadual de Saúde (CES) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS), um relatório que mostra o diagnóstico com o quadro real dos hospitais sobre gestão dos municípios em todo o estado. Uma equipe técnica da Sesapi visitou, entre os meses de agosto de 2011 e janeiro deste ano, as unidades de saúde de 78 cidades, municipalizadas no período de 2005 a 2009.

A reunião aconteceu na sede da Superintendência de Assistência à Saúde (SUPAS), centro de Teresina.

De acordo com a secretária de saúde, Lilian Martins, o relatório mostra a real situação de financiamento, gestão e resolutividade dos serviços de saúde oferecidos pelos hospitais municipalizados.

“Ficou claro que há municípios com excelente desempenho e outros não, sendo que estes deverão se adequar as novas propostas de atendimento mínimo compatível com o financiamento disponível”, afirmou.

O conselheiro estadual de Saúde e pastor da Igreja Batista, Willian Batista, afirmou que dos hospitais municipalizado em 78 cidades di Piauí, apenas quatro apresentaram problemas como o de Barras, que a Prefeitura Municipal quer devolver pela segunda vez; o de Buriti dos Lopes, que está fechado e com débitos e terá intervenção a ser feita pela Secretaria Estadual de Saúde, anunciada por Lilian Martins; o de Amarante, que está endividado e por isso não consegue prestar os serviços de saúde demandados pela população; e o de Picos, que enfrenta dívidas e uma demanda maior do que pode atender. Os problemas de Hospital de Parnaíba são provocados pela demanda dos pacientes de Buriti dos Lopes.

O relatório foi bastante elogiado pelos representantes do CES e COSEMS. “É um momento importante de construção de novos modelos para a área hospitalar do Piauí. Queremos aqui parabenizar oficialmente a SESAPI pelo trabalho e nos colocar à disposição”, disse Patricia Batista, secretária executiva do COSEMS.

“Hoje temos um retrato de cada município nessa área. Esse relatório chegou em boa hora e o Conselho Estadual estará sempre contribuindo”, afirmou Eulilita Santos, conselheira do CES.

Em fevereiro, todos os municípios serão chamados para uma adequação com o objetivo de garantir a resolubilidade dos serviços de saúde nos hospitais.

CCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo