CONTRAN adia exigência de placa refletiva para veículos
O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) alterou o prazo para a vigência da resolução que passa a exigir o uso de placas e tarjetas com películas refletivas no país.
De acordo com a deliberação, o novo prazo passa a vigorar a partir do dia 1° de abril de 2012. Atualmente, essas películas são facultativas para os veículos.
A Resolução 372 previa que todos os carros novos comprados a partir do dia 1º de janeiro de 2012 deveriam ser emplacados com as placas refletivas.
“A população não precisa se preocupar com custo. Ninguém será multado por não ter mudado a placa do veículo. Vale lembrar que o uso da nova placa é para aumentar a segurança no trânsito. Até o pedestre terá uma melhor visão do veículo à noite, em casos de neblina, chuva.” comenta o diretor geral do DETRAN, Antonio Vasconcelos.
Os carros novos adquiridos no primeiro trimestre deste ano ainda podem ser emplacados com as placas antigas. Contudo, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI) aconselha os proprietários de veículos optarem pelo material reflexivo.
As placas dos antigos veículos serão trocadas na renovação do emplacamento, e os que tiverem a documentação transferida para outro município ou Estado, também terão que fazer o emplacamento de acordo com as novas regras.