Ministério Público denúncia ex-Prefeito Felipe Santolia e mais 17 acusados de realizarem ‘empréstimos fraudulentos’ junto ao Banco Matone
O representante do Ministério Público Estadual na cidade de Esperantina, o competente Promotor de Justiça, Dr. Sergio Reis Coelho, denunciou por Improbidade Administrativa, no último dia 06 de dezembro de 2011, todos os envolvidos no famoso escândalo dos empréstimos fraudulentos junto ao Banco Matone. O ex-Prefeito de Esperantina, Antônio Felipe Santolia Rodrigues (sem partido) e mais 17 pessoas foram denunciados a Justiça. A referida Ação recebeu o número 0001700-97.2011.8.180050.
O ex-Prefeito juntamente com os denunciados são acusadas de contrair empréstimos fraudulentos junto ao Banco no valor de quase 1 milhão de reais. O banco também figura como réu na ação.
O ex-Prefeito teria falsificado contracheques e dado declarações falsas de emprego para que os “laranjas” pudessem obter os empréstimos. Todo o dinheiro dos empréstimos teria sido entregue ao ex-Prefeito.
As margens consignáveis foram alteradas e os empréstimos foram concedidos. Documentos comprovam que o ex-Prefeito averbou margem consignável fraudulenta a cada em dos denunciados. Pelas declarações, os salários dos “Secretários” foram majorados a aproximadamente R$ 10.000,00 reais quando à época o salário era de R$ 2.031.56.
O ex-Prefeito recrutou para a operação inclusive as suas empregadas domésticas. Foram denunciados além do ex-Prefeito Felipe Santolia, Geraldo Vieira Diniz (ex-Secretário de Finanças – foto ao lado), Rosimeire Castro Menezes Carvalho (ex-Secretária de Educação – foto abaixo), Kleiton Pontes Pastana, Simone Maria Silva Nascimento (ex-Chefe de Gabinete), Gardenia Maria Sampaio Pinheiro, Marinete Freitas de Carvalho, Jefferson Carlos Torres de Sousa, Caetano dos Santos Galvão, Cicero Machado de Carvalho Filho, Claudia Anita Santolia Rodrigues (ex-Secretaria de Saúde), Eduardo Alcantara Campos, Erik de Andrade Pereira, Evanne Alves de Carvalho, Italo Mendes Ferreira de Sales, Moises Pontes Pastana, Nemézio Rodrigues Nunes, Sebastião Luis da Silva Filho, Raimundo Martins Campos .
Casos condenados os denunciados terão que devolver o dinheiro dos empréstimos e terão os direitos políticos suspensos por até 10 anos.
O ex-Prefeito Felipe Santolia também é réu em uma ação penal por peculato (art.312 do Código Penal ) referente aos empréstimos consignados junto ao Banco Matone, se condenado pode pegar até 12 anos de cadeia.
Só agora foram denunciados, depois de anos de investigação…. Meu Deus, a justiça é morosa para os ímpios…
E ainda quer assumir a prefeitura. É preciso que a sociedade se mobilize para mostrar aos ministros do TSE quem é Felipe Santolia.
era tudo que eu queria era ver esse marginal atraz das grades para ele pagar o que ele fez de ruim à Esperantina e seu povo.
O dinheiro do povo vira brincadeira nas mãos de gente irresponsável,
se tudo isso for verdade mesmo, pra mim são uns bandos de ladrões, roubaram os nossos impostos pagos devidamente ao município. Uma decepção e a gente fica triste e eles sorrindo da miséria do povo. Volto a afirmar se tudo isso for verdade mesmo? essa curriola tem que ser presa e ficarem de tras das grades para criarem vergonha e serem honestos, pois todos já tinham seus salários, mas a ganância é maior do que tudo.