O governador Wilson Martins participou, no início da tarde desta terça-feira (22), do I Encontro de Previdência Social do Piauí, promovido pelo Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep), no auditório do Tribunal de Contas do Estado.
Soluções para a melhoria dos serviços e redução do déficit previdenciário do Estado foram o foco das discussões do evento.
“Temos buscado formas de reduzir o déficit previdenciário do Piauí. Por isso, essa discussão é importante. A previdência tem passado por mudanças, algumas muito tímidas, como as reformas feitas no Governo Lula, e é preciso mudar ainda algumas coisas. Ao longo dos anos, muita gente acabou sendo beneficiada sem contribuir e essas distorções precisam ser corrigidas”, comentou o governador Wilson Martins, lembrando que o déficit da Previdência estadual é de R$ 35 milhões.
Durante o discurso de abertura do evento, o governador fez uma análise da conjuntura econômica do Estado e lembrou que mês a mês o Governo tem de cobrir o rombo da Previdência, apesar de todas as outras dificuldades pelas quais passa, como a queda dos repasses constitucionais, como o Fundo de Participação do Estado, e os altos juros da dívida pública interna intralimite.
“O déficit dos regimes de previdência própria é constatado em todo o país. É um desafio não só do Piauí, mas de vários estados, municípios e da União. A principal dificuldade é buscar formas de consolidá-los com sustentabilidade”, disse Otoni Guimarães, diretor de Departamento dos Regimes de Previdência do Serviço Público da Prefeitura Municipal de São Paulo e um dos palestrantes do evento.
Fonte: CCOM]]>“Queremos estipular ações a serem adotadas a partir já desse ano para tentar contornar essas dificuldades, especialmente em relação ao equacionamento do déficit previdenciário”, disse o diretor geral do Iapep, Flávio Nogueira.