TCE-PI bloqueia contas de 21 Prefeituras inadimplentes; Veja Lista
O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) intensifica a fiscalização nos municípios em atraso nas prestações de contas das Prefeituras. Na semana passada, o TCE-PI determinou o bloqueio dos acessos bancários de 21 Prefeituras piauienses que estão inadimplentes nas apresentações dos seus balancetes há 90 dias.
A informação foi dada pelo atual auditor do TCE-PI, Jayson Campelo, durante a realização de uma entrevista recentemente.
O auditor revelou que essa é uma medida drástica, porém, necessária para que os gestores cumpram com sua obrigação que é prestar conta dos recursos públicos recebidos. Jayson Campelo disse que o TCE não vai mais tolerar atrasos nos balancetes. “Desde o inicio do ano, o Tribunal decidiu que não iria mais tolerar atrasos, visto que os gestores têm um prazo suficiente para disponibilizar essas informações. No começo, as prefeituras tinham 180 dias (após os sessenta dias iniciais) depois diminuímos para 120, 90, 60 e hoje é de apenas 30 dias. Lembrando que no geral o prazo chega a noventa dias”, afirmou.
Jayson Campelo informou ainda que tão logo as prestações de contas sejam repassadas ao TCE-PI, as contas das referidas prefeituras serão desbloqueadas. Mas caso, isso não aconteça, os municípios podem sofrem intervenção. “Se a inadimplência persistir, o TCE pode solicitar a intervenção desses municípios”, ameaçou o auditor.
Confira a lista das Prefeituras inadimplentes, abaixo:
Agricolândia
Alagoinha do Piauí
Aroeiras do Itaim
Barreiras do Piauí
Brasileira
Capitão Gervásio Oliveira
Cocal
Cocal de Telha
Coronel José Dias
Curral Novo do Piauí
Curralinhos
Dom Inocêncio
Jerumenha
Matias Olímpio
Miguel Leão
Nova Santa Rita
Parnaguá
Patos do Piauí
Pavussu
Tamboril do Piauí
Vera Mendes
Com informações do SAGRES E Sistema de Protocolo/TCE
]]>