A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e Professores de todo o país.Promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
A OBMEP é dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e Secretarias de Educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
A OBMEP é desenvolvida em duas fases: A Primeira, com Prova objetiva (múltipla escolha). Participam dessa fase todos os alunos inscritos por suas escolas. A segunda Fase com Prova discursiva. Para essa fase classificam-se 5% dos alunos com melhor desempenho em cada Nível na 1ª Fase.
A premiação de alunos totaliza 500 medalhas de ouro, 900 medalhas de prata, 1800 medalhas de bronze. Além disso, são concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30.000 alunos.
Neste ano de 2011 a primeira fase aconteceu no dia 17 de agosto. A Prefeitura de Esperantina através da Secretaria Municipal de Educação parabeniza todos os alunos do município que se classificaram para a próxima fase. As provas serão realizadas no próximo sábado, 05 de novembro ás 14h30minh. Todos os alunos da cidade (Estado e Município) farão suas provas na Escola Leonardo das Dores e os da Zona Rural as provas serão aplicadas nas próprias escolas.
Em Esperantina, na Rede Municipal de Ensino classificaram-se para a segunda fase 82 alunos das seguintes escolas: Zona Urbana: Escola Municipal Gervásio Lages, Umbelino Rebelo, Cristo Redentor, Dr. José Patriotino Rebelo, Maria Pinheiro de Castro, Maria das Graças Rodrigues Coelho e David Caldas.
Zona Rural: Escola Municipal João José de Oliveira (Canto da Palmeira), Francisco Simplício do Vale (Lagoa dos Macacos), Francisco José do Rêgo Castro (Amargosa) e Manuel Amorim Neto (Lagoa Seca). Além das Escolas do município, a Rede Estadual também teve alunos classificados para a próxima fase incluindo o Ensino Médio do Canto da Palmeira e da Lagoa Seca.
Por Carlos Araújo
]]>