Cáritas desenvolve projeto para famílias de Esperantina
Trinta e quatro famílias de Esperantina, terão suas casas reconstruídas através do projeto “Reabilitando Vidas” desenvolvido pela Cáritas Brasileira Regional do Piauí. O projeto visa dar continuidade ao trabalho de apoio emergencial às famílias atingidas pelas fortes chuvas ocorridas no ano passado, no Estado.
Localizado na micro-região do Baixo Parnaíba Piauiense, Esperantina possui uma população de aproximadamente 35 mil habitantes, onde cerca de 40% vivem na zona rural. O município pratica uma agricultura baseada na produção sazonal de arroz, feijão, mandioca e milho.
A Cáritas iniciou o processo de apoio emergencial através da destinação de cestas básicas e materiais de higiene que beneficiou 440 famílias com o apoio da Cáritas dos Estados Unidos (CRS) em parceria com instituições e movimentos sociais como Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), Projeto Infanto-Juvenil (PIJU), Associação de Mulheres (AMAR) e Pastoral da Criança que, juntos, formaram uma comissão de ajuda às famílias prejudicadas.
O “Reabilitando Vidas”, prevê o resgate dessas famílias que, mesmo depois de longo período após as enchentes, ainda se encontram em uma situação vulnerável. O Trabalho será realizado através de ações de reabilitação, reconstrução, prevenção e gestão de riscos com recursos da campanha S.O.S Enchentes, no valor de R$ 166 mil.
Através do Projeto serão desenvolvidos processos de recuperação hídrica; recuperação das casas das famílias (reboco, telhas, instalação elétrica, hidráulica e sanitária), além de monitoramento das políticas públicas que envolvem as emergências. Serão desenvolvidas também ações preventivas e de redução de riscos; ações de monitoramento e acompanhamento dos recursos destinados ao município; além da articulação, apoio e fortalecimento da composição e funcionamento das comissões da defesa civil.
De acordo com Adonias Moura, assessor técnico da Cáritas, a previsão é que as obras de reconstrução das casas iniciem na próxima semana.
“Neste sábado, 10, estaremos indo a Esperantina com um profissional de engenharia para que seja feito um trabalho de análise técnica da situação das casas. Logo após essa análise, começaremos as obras por etapas em um trabalho de mutirão”, explica.
Para mais informações sobre o Cáritas: http://www.caritasbrasileira.org/
Fonte: 180graus.com
Estimados Editores deste brilhante jornal.
Estou postando este comentário, na expectativa de tentar localizar membros de uma família Natural de Esperantina – PI.
Trata-se de um vizinho que há mais de 30(trinta) anos, não tem qualquer contacto com membros da sua família, e por ser uma pessoa da minha elevada estima, venho me propondo a ajudar de alguma forma na esperança de um possível reencontro com seus parentes ainda vivos. Somos residentes na cidade do Rio de Janeiro.
O nome do meu vizinho: Francisco Jovino de Oliveira
Avô Paterno: Antonio Jovino de Oliveira
Apelido do Avô: Antonio de Generosa