Maravilhas do Piauí
O Dia do Piauí que é comemorado nesta quarta-feira (19), recebe uma pequena homenagem de toda a equipe que faz o jornalesp.com por tudo que esta terra representa, principalmente no tocante as suas belezas naturais e suas inúmeras diversidades culturais.
O Piauí é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado a noroeste da região Nordeste. As cidades mais populosas são: Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano, Campo Maior, Barras, União, Altos, Pedro II e Esperantina.
O topônimo “Piauí” veio da língua Tupi, na qual significa “água de piaba“.
Delta do Parnaíba
Na divisa com o Maranhão, o Delta do Parnaíba, uma rara formação na qual o Rio se divide em cinco braços formando um triângulo antes de alcançar o Oceano Atlântico. Com mangues, lagoas, ilhas e dunas, o Delta é a maior atração da região e ponto de partida para a descoberta deste pequeno e ainda pouco conhecido trecho de nosso litoral. Com vento constante, suas praias atraem praticantes de esportes de vela, como o kitesurfe.
Litoral
O Piauí tem uma pequena pérola, o seu litoral, de 66 quilômetros, o menor do Brasil. É como o diamante, pequeno mas valioso, com praias como Barra Grande, Macapá, Coqueiro e Pedra do Sal, lagoas como a do Sobradinho e a do Portinho. No interior, há outras atrações a serem exploradas. Algumas pré-históricas.
A Praia do Coqueiro, em Luís Correia, é uma atração à parte com bons bares e restaurantes, durante a maré baixa formam convidativas piscinas naturais entre os recifes com águas cristalinas. O pôr do sol, que desce como uma bola vermelha é um espetáculo à parte, que também pode ser apreciado na Lagoa do Portinho cercada por dunas, suas águas escuras fazem dela um palco ideal para um banho refrescante.
Sete Cidades
Perto do litoral do Piauí tem o Parque Nacional de Sete Cidades, acerca de 200 quilômetros da capital, Teresina, rumo à costa. O parque abriga curiosas formações rochosas, com idade calculada em 190 milhões de anos, nas quais se destacam inscrições rupestres que datam de milhares de anos, em tons de amarelo, vermelho e preto. O nome do parque surgiu dos diferentes grupos de rochas, que parecem formar pequenas cidades. A ação do tempo nas pedras criou figuras curiosas, que aguçam a imaginação do visitante com nomes como Arco do Triunfo, Cabeça do Imperador, Tartaruga e Três Reis Magos, entre outras. Um dos mais preservados do Brasil, o parque também tem piscinas naturais e cachoeiras, além de várias espécies de animais, como suçuaranas, pacas, iguanas, tamanduás e diversos répteis. O animal mais comum é o mocó, roedor que vive nas fendas e tocas nas rochas.
Serra da Capivara
No outro extremo do Estado, o Parque Nacional Serra da Capivara, onde estão pinturas rupestres e achados arqueológicos que levaram os pesquisadores a considerarem que o homem estava na região há mais de 80 mil anos. Entre as Pinturas encontra se um casal beijando, antas, tatus gigantes e homens pré-históricos em cenas de lutas, de caça, de parto, em atividades domésticas, em rituais, e aparentemente em atividades lúdicas.
O Parque Nacional Serra da Capivara tem altos penhascos, onde se pode observar a beleza na região, a rica flora da caatinga e vários animais.
Cachoeira do Urubu
A 180 km ao norte de Teresina está situado o Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu, um complexo turístico dotado de uma passarela de 400m sobre a Cachoeira unindo as margens do Rio Longá entre os municipios de Batalha e Esperantina. Parque Estadual de Proteção Ambiental localizado entre os municípios piauienses de Esperantina e Batalha, O rio Longá forma a cachoeira do Urubu, que tem esse nome por causa da variação do nível do rio, que quando diminui o seu volume de água, faz com que os peixes fiquem “presos” nas pequenas valetas do seu leito. O Urubu-Rei, uma espécie de condor da América do Sul, é atraído pela oferta de alimento, proporcionando um espetáculo diferente com a chegada desses pássaros gigantes. Nos meses de abril e maio, acontece um fenômeno fascinante: a piracema, período em que os peixes buscam as nascentes dos rios para a desova. Na região da cachoeira, o espetáculo se torna magnífico quando os peixes, aos saltos, tentam ultrapassar as barreiras naturais dos blocos de pedras, nadando contra a forte correnteza. O período de janeiro a julho é o melhor para a visitação, devido ao grande volume de água. Nos outros meses o volume de água diminui, mas a beleza e a emoção permanecem. O Parque está dotado com bares e restaurantes de comidas típicas. A vegetação do parque mistura elementos do cerrado, caatinga e palmeiras de carnaubais.
Piauí –Meu recanto, minha paixão
(Júlio César Bertoso)
Nos braços do Piauí quero estar
Por seus rios e mares vou navegar
As suas belezas hão de te encantar
Ah! Quanta fartura tem neste lugar.
Pelo Delta do Parnaíba você vai se apaixonar
A beleza dos poços jorrantes de Cristino Castro nem dá pra acreditar
Teresina a formosura, assim foi planejada.
Para ser a capital do Piauí
Quem não estiver acreditando
É só dá um pulo aqui para conferir.
Piauí, tua maior dádiva
É o povo que mora aqui
Gentil, hospitaleiro, divertido e feliz
Quem chega de fora nessa terra
Nem pensa mais em sair.
Dizem que no sertão só tem gente feia
Acho que é porque não passaram pelo Piauí
Se você for bem exigente
Procurando gente bonita e decente
Casado e contente logo vai ficar por aqui.
Minha querida Picos
De fora não poderia ficar
Cidade pacata e histórica
A capital do mel
Só tem a nos orgulhar
Sempre quando perguntarem
Qual é o meu lugar, direi:
De Picos, Piauí, meu coração é deste lugar
Por isso nunca vou te deixar
Mas ainda não acabou
Apesar de ser pequeno
Do Piauí tenho muito a falar
Os mistérios também andam por aqui
Do Cabeça de Cuia a Sete Cidades
De São José do Piauí a São Raimundo Nonato
Lendas e lugares tornam esse Estado especial
Por isso temos aqui um patrimônio mundial
(O Museu do Homem Americano)
No Piauí tem pobreza.
Mas, em qual lugar não há?
Um povo lutador
Que faz com muito amor
Do Piauí um bom lugar para morar.
Então, não demore, venha já!
O Piauí está a te esperar.
]]>