EducaçãoGeral

Escola do Legislativo estuda implantar cursos EAD

escola-da-alepiA Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão representou o Piauí, no II Encontro do Legislativo, que teve início dia 16, em Brasília. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo – ABEL, que hoje é integrada por 27 Escolas de assembleias legislativas; 14 escolas de tribunais de contas e 37 escolas de câmaras de vereadores.

O Encontro teve como temática “A importância da Educação a Distância”. Na primeira palestra, a prof.ª Dra. Gardênia Adad falou sobre as vantagens e possibilidades da EAD. “Para muitos a Educação a Distância é vista como uma educação de segunda qualidade, pois é voltada para adultos e estes possuem seu tempo ocupado por outras atividades. Mas a EAD passou a ter um papel de muita importância, devido à necessidade do indivíduo aprender até o final da vida, pois o conhecimento nos dias de hoje é de rápida obsolescência, isto faz com que as instituições se preocupem com a formação continuada dos seus servidores”.

Segundo ela, o crescimento da Educação a Distância, nos últimos anos, se deu em torno de 213,8% nas instituições de ensino e que as organizações investiram aproximadamente R$ 177 milhões em 2008 em educação corporativa, 42% dos alunos matriculados estão fora do Estado sede da instituição, o público feminino é maioria, a faixa etária dos participantes em sua maioria está acima dos 30 anos. No entanto, a evasão aparece como a grande preocupação das escola presentes no encontro, os percentuais de evasão são de 20% a 30% em cursos com investimento financeiro e cerca de 50% nos cursos gratuitos.

Estratégias

Outra palestra relevante foi a da Prof.ª Msc. Cassandra Amidani, que falou do “Uso de Estratégias Pedagógicas em Ambientes Virtuais”. Segundo ela, uma das principais dificuldades a serem superadas é a comunicação, pois existe uma linguagem própria a ser utilizada em EAD, tanto uma linguagem escrita como imagética específica.

“Apesar da polêmica, é bem aceito o uso de uma linguagem escrita facilitada e simplificada. A linguagem simplificada propõe uma abordagem mais pessoal, amigável, para promover uma aproximação com o aluno”, disse.

De acordo com o coordenador de Projetos da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, “a Educação a Distância é uma realidade e uma tendência irreversível na educação corporativa, devido ao seu grau de abrangência, pois não existem fronteiras em EAD. No entanto, pudemos constatar que não se trata de uma modalidade educativa barata, uma vez que envolve um considerável investimento em tecnologia, formação da equipe e desenvolvimento de material didático. O material utilizado nessa modalidade deve ser desenvolvido, não copiado, devido aos direitos autorais.Em nosso caso específico, talvez seja mais viável fazermos parcerias com as entidades que já possuem esses cursos desenvolvidos”, afirmou.

Por Viviane Oliveira

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo