Geral

Energia elétrica alavanca o desenvolvimento da Piscicultura em Esperantina

Luz para todosA Eletrobras Distribuição Piauí energizou mais unidades consumidoras na zona rural do município de Esperantina, por meio do Programa Luz para Todos. E para formalizar a conclusão e entrega das obras, moradores das últimas comunidades atendidas em Esperantina se reúnem com representantes da Eletrobras Distribuição Piauí, autoridades, estaduais, municipais e sindicais, no próximo dia 30, às 14h, no povoado Barreiro dos Cocós.

Esperantina é um município com aproximadamente 39% da população na zona rural e tem despontado com um grande potencial na produção de peixe de água doce devido à sua localização na bacia do rio Longá e o solo que facilita a construção de açudes para a prática da piscicultura. A produção dos 80 piscicultores é de 800 mil quilos de pescado por ano. Com energia elétrica na zona rural, essa e outras atividades econômicas, como agricultura, pecuária, indústria e comércio, poderão ser melhor desenvolvidas, elevando a qualidade de vida dos esperantinenses que vivem longe do centro urbano.

“Quem produz peixe precisa muito de energia elétrica, tanto para instalar o aerador, aparelho que oxigena a água à noite, quando diminui a quantidade desse gás nos açudes, como para produzir gelo para conservar o produto. O Programa Luz para Todos vai dar condições do pequeno piscicultor produzir, guardar e vender seu pescado”, ressalta o secretário municipal de Extensão Rural, Joaquim Patrócolo da Silveira.

Com a energização de 481 ligações de janeiro a agosto de 2011, a Eletrobras Distribuição Piauí já contabiliza um total de 2.103 unidades consumidoras atendidas pelo Programa Luz para Todos — cerca de 10.515 pessoas — e um investimento em torno de R$ 15,34 milhões em Esperantina. Em todo o estado, já são 110 mil famílias rurais que modernizaram o modo de viver e aumentaram a renda por utilizarem a energia elétrica em seu dia a dia.

Dentre as comunidades atendidas pelo Programa Luz para Todos em Esperantina, estão: Barreiro dos Cocós, Vereda dos Anacletos, Baixão do Coxo, Chapadinha, Boa Vista dos Cariocas, Saquinho, Marfim, Alecrim, Taperinha, Angelim, Raimundinho, Vila Mocó, Lagoa da Caiçara, Olho D’Água da Palmeira, Boa Vista dos Pintos, Carnaúba, Torta, Tabuleirinho e Bebedouro.

As próximas a serem beneficiadas serão as comunidades: Liberato, Recurso, Angico Branco, Furna da Onça, Junco e Pereira.

Para reforçar a capacidade de atendimentos dos novos e dos atuais consumidores, a Eletrobrás Distribuição Piauí está construindo e recondutorando, com recursos do Programa Luz para Todos, dois mil quilômetros de alimentadores e instalando sete subestações que devem entrar em operação até o final deste ano. São elas: Simões (já energizada), Bem-Ti-Vi (em Santo Antônio de Lisboa), Ribeira do Piauí, Regeneração, Santa Filomena, Caracol e José de Freitas.

Ascom Eletrobrás]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo