GeralSaúde

SAMU de Esperantina, atende chamadas no número 192

Equipe do SAMUA equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, recém inaugurado na  cidade de Esperantina, pelo Prefeito Chico Antônio, atende pelo telefone 192 e é  um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em situações de urgência-emergência.

O SAMU de Esperantina é um serviço que está disponibilizando uma moderna ambulância equipada para o socorro de urgência em qualquer local da cidade. Ambulância

Vale ressaltar que  o diferencial desse sistema de resgate é que a equipe de saúde está treinada para o atendimento às vitimas no próprio local da ocorrência. Os profissionais têm como prioridade tirar a pessoa da situação de risco e encaminhá-la para uma unidade de atendimento de urgência e emergência em tempo  real.

Como Proceder no Chamado?

Ligue para o número 192, evitando sempre o famoso  trote;

Identifique-se e diga o que está ocorrendo com o paciente;

Responda às perguntas feitas pelos atendentes de forma clara e correta;

Informe o endereço completo, indicando pontos de referências;

Diga quem é a vitima, sua idade e sexo;

Em caso de acidente de trânsito, identifique o número de vitimas no local e se existe alguém preso entre as ferragens;

Siga os conselhos do médico atendente enquanto aguarda a chegada do socorro;

Qualquer mudança no quadro da vítima deve ser relatada novamente para o médico do 192.

Quando chama o SAMU?

Nas emergências de problemas cardiorrespiratório, parada cardíaca, trauma, fratura e queimaduras, trabalho de parto, acidentes com vitimas, choque elétrico, intoxicação, emergências clínicas, emergências neurológicas (derrame cerebral crise convulsivas), acidentes com animais peçonhentos, afogamento, acidentes com produtos químicos e etc.

O SAMUrealiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito de forma  gratuita e é  feita somente  para o telefone 192.

Vale lembrar que o SAMU de Esperantina fica localizado ao lado do prédio dos Correios, precisamente na Rua Mireta Fortes.

Não esqueça, evite fazer trote para o SAMU, evitando o trote com certeza você estará ajudando a salvar outras vidas.

]]>

2 Comentários

  1. Precisamos louvar as autoridades políticas e de gestão do SUS no Estado, por possiblitar a implantação do SAMU em Esperantina. Uma cidade de grande porte, com responsabilidade regionalizada na área da saude.
    Nao obstante a importancia desses equipamentos de urgência que agora a população conta, mas é preciso fazer um alerta no que se refere aos propósitos desse serviço. A população precisa conhecer as regras: Por exemplo, uma ambulancia do SAMU necessariamente nao poderá trazer um paciente para teresina, assistiremos situações em que o paciente será removido para uma ambulancia de menor porte, “básica” para ser transportado para Capital.
    Em que se destaque o esforço dos médicos e emfermeiros, mas nosso hospital ainda nao dispõe de todos os recursos para garantir um serviço de atendimento na qualidade nem na quantidade que a população precisa e agora aumentará a demanda vez que o socorro vai acontecer na hora certa.
    O SAMU é muito bom, muito iportante, um grande passo, mas a população precisará ser informada dos limites desse serviço e das regras que os gestores estarão sujeitos. Esperamos a compreensão do povo e dos gestores e que aceitem que sempre a VIDA SERÁ MAIS IMPORTANTE QUE QUALQUER REGRA.

  2. Vale resaltar que a ambulância do SAMU que Esperantina ganhou recentemente só não voltou pra capital, porque o Prefeito Chico Antonio foi esperto e inteligente construiu um prédio próprio e ai o SAMU teve que permanecer na cidade. Diferente de outros municípos que os prefeitos não construiram sede própria e ai o samu voltou, foi exatamente o que aconteceu com aquela reportagem do Fantastico onde os municípios perderam seus serviços do samu. E ainda dizem que o prefeito não faz nada, quer dizer os oposicionistas que ficam nas calçadas conversando besteiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo