Gabigol faz dois, Flamengo vira sobre River Plate e é campeão da Libertadores
De forma heroica, o Flamengo conquistou o título da Copa Libertadores na noite do último sábado (23) contra o River Plate (ARG), em Lima, no Peru, na primeira final única da história da competição.
A equipe rubro-negra perdia até os 43 minutos do segundo tempo quando Gabigol, em um intervalo de três minutos, marcou dois gols para fazer o clube carioca campeão. Santos Borré havia aberto o placar no primeiro tempo.
Com a dobradinha na decisão, o atacante flamenguista termina a competição como artilheiro da competição continental, com nove gols.
A torcida flamenguista enfim pôde soltar um grito que estava entalado desde 1981, quando o clube rubro-negro conquistou seu primeiro e único título da Libertadores até então.
A conquista dos comandados de Jorge Jesus encerra um período de glórias do River Plate no torneio. Os argentinos haviam sido campeões em 2015 e 2018, este último sobre o maior rival, o Boca Juniors (ARG).
O Flamengo ainda pode conquistar o Campeonato Brasileiro neste domingo (24) mesmo sem entrar em campo. Para que isso aconteça, torce por um tropeço do Palmeiras, que recebe o Grêmio, em casa.
JOGO
O Flamengo começou a decisão marcando campo de defesa adversário. Apesar da intensidade, o gol saiu só aos 14 minutos pela equipe argentina. Borré abriu o placar para o River Plate aos 14 minutos após falha da defesa flamenguista entre Gerson e Arão. Com indecisão de que bloquearia a bola, passou pelos dois e encontrou o atacante colombiano que carimbou o placar: River 1 a 0. Após marcar, o clube argentino mandou no jogo.
No segundo tempo. Aos 11 minutos da etapa final, porém, o Flamengo teve chance após chute de Gabigol rebatido em De la Cruz, Everton Ribeiro, livre de marcação, bateu para grande defesa de Armani.
A virada aconteceu no final do segundo tempo. Aos 43 minutos, Gabriel aproveitou arremate cruzado de Arrascaeta para empatar, e em seguida, aos 46 minutos, marcou o segundo, virou herói, e deu o título da Copa Libertadores de 2019 para o Flamengo.
Que fase de Gabigol!
FLAMENGO
Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão (Vitinho), Gerson (Diego), De Arrascaeta (Piris da Motta) e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol.
Técnico: Jorge Jesus
RIVER PLATE
Armani, Montiel, Quarta, Pinola e Casco (Paulo Díaz); Enzo Pérez, Nacho Fernández (Julián Álvarez), Palacios e De la Cruz; Borré (Lucas Pratto) e Matías Suárez.
Técnico: Marcelo Gallardo
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 1 RIVER PLATE
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
VAR: Esteban Ostojich (URU)
Cartões amarelos: Pablo Marí e Rafinha (Flamengo); Casco, Suárez e Enzo Pérez (River Plate)
Cartões vermelhos: Palacios e Gabriel
Gols: Borré (River), aos 14 minutos do primeiro tempo; Gabigol (FLAMENGO), aos 43 e aos 46 minutos do segundo tempo.