Geral

Produtores de peixe de Esperantina querem a garantia da compra do produto pela CONAB

reuniãoO município de Esperantina vai atravessar um grande problema nos próximos dois meses, quando os produtores de peixe terão pronto para o comércio cerca de 800 mil quilos de peixe e temem não conseguir vender toda a produção sem registrar perdas no setor.O alerta foi dado pelo prefeito de Esperantina, Chico Antonio durante a reunião dos prefeitos municipais do território dos cocais com técnicos dos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), no último sábado, 27. De acordo com o prefeito, o município começa a se destacar como um dos maiores produtores de peixe em cativeiro no Piauí, mas a desorganização da cadeia entre produção e o comércio ainda carece de investimentos por parte do governo estadual e federal. Chico Antonio aponta como uma das saídas a compra do peixe pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) para distribuição para população.

“Nossa preocupação é porque o peixe é um produto que não pode esperar, tem que ser vendido logo, pois a água começa a faltar nos açudes. O que precisamos agora é que a CONAB e o MDA nos apresentem as condições e nos ajudem a escoar a produção,, evitando que o piscicultor tenha prejuízo”, disse.

A Prefeitura.,através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e os produtores de peixe de Esperantina pretendem realizar, no ano que vem, um festival do peixe, uma grande feira cultural e de exposição de novas tecnologias na produção do pescado. Segundo os organizadores, o objetivo é organizar cada vez mais o setor e destacar o território dos cocais como grande produtor de peixe no Estado.

Os técnicos Anderson Brito Pereira (MTE) e Inácio Wtanabe (MDA) sugeriram que os municípios façam projetos em conjunto o que facilita a aquisição, o transporte e a logística de distribuição dos alimentos, como peixe e outros.

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo