Teve inicio na manhã da última terça-feira (23) e vai se prolongar até a próxima sexta-feira (26)no auditório do Centro de Treinamento da Casa São Vicente na cidade de Esperantina, o Seminário Participativo da Agricultura Familiar dos municípios que integram o Território dos Cocais.
Estão participando do referido Seminário cerca de 200 Agricultores e representantes dos seguintes municípios: Nossa Senhora dos Remédios, Luzilândia, Morro do Chapéu do Piauí, Matias Olimpio, Madeiro, Joca Marques, Campo Largo do Piauí, Joaquim Pires, São João do Arraial, Barras, Batalha, São José dos Divinos e Esperantina.
O Seminário que é divido em Lotes tem como palestrantes os Agrônomos do EMATER Milton Paulo e Francisco de Assis Portela.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo e gerente do EMATER Milton Paulo que proferiu uma palestra, sobre Alimentos para Segurança Alimentar e Nutricional, um dos objetivos final do Seminário é a criação de um plano de Assistência Técnica e Extensão Rural para os 10 municípios que fazem parte do Lote 01 da chamada pública 101/2010.
Quem também esteve participando da abertura do evento foi o atual gerente do Banco do Nordeste Nonato Oliveira que na oportunidade falou para os presentes que a sua agência continua aberta para que os agricultores beneficiados com a Lei 12.549 possam fazer as suas negociações com descontos de até 60%.
Já o chefe do escritório do EMATER, local, Moacir Vilanova aproveitou a ocasião para dar as boas vindas a todos os agricultores e pronafianos, bem como também a atual Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Esperantina, Inês Monção.
Veja outros registros do Seminário, abaixo:
]]>