Marcha das Margaridas marca a História do Brasil
O Deputado Federal Assis Carvalho (PT/PI) destacou, hoje, 17, no plenário da Câmara, a Marcha das Margaridas que levou a Brasília quase 100 mil trabalhadoras rurais de todo o Brasil.
“Somos parceiros deste movimento que chama a atenção do Brasil e do mundo para a necessidade do reconhecimento dos direitos das mulheres que querem maior participação na política, melhores condições de vida e mais apoio no campo”, disse o parlamentar.
A Marcha, que foi homenageada em sessão no Parlamento, concentrou-se no Parque da Cidade que, a partir daí, assumiu o nome de Cidade das Margaridas, e será recebida pela presidenta Dilma Roussef, a primeira mulher a assumir este cargo no Brasil.
O deputado participou de diversas atividades da Marcha e reuniu-se com a delegação do Piauí, que levou uma caravana com mais de 800 trabalhadoras para o evento.
No pronunciamento, Assis Carvalho destacou a emoção, no ato de abertura, quando falaram Elizabeth Teixeira, 86 anos, viúva do líder das Ligas Camponesas João Pedro, morto pela Ditadura Militar; e o teólogo da Libertação, frei Leonardo Boff.
“É um momento marcante na história do Brasil pela mobilização que possibilita e pela receptividade que encontra na vontade do poder público de construir um Brasil com desenvolvimento sustentável, justiça, autonomia, igualdade e liberdade”, disse Assis.
A Marcha, que faz homenagem a Margarida Alves, líder sindicalista assassinada em Alagoa Grande, na Paraíba, em 1983, é realizada pelos movimentos de trabalhadoras e trabalhadores rurais de todo o Brasil. No Piauí, a etapa estadual aconteceu em junho.
Vale ressaltar que várias mulheres trabalhadoras rurais da cidade de Esperantina estão participando na capital federal da referida Marcha.]]>