Iracema Portella coordena Seminário de Políticas Públicas sobre Drogas no Piauí
A Comissão Especial de Políticas Públicas sobre Drogas (CEDROGA) da Câmara dos Deputados está realizando seminários em todos os Estados do país durante o mês de agosto. O objetivo é compilar as experiências relacionadas a tratamento de dependentes químicos, apoio a seus familiares, reinserção social e também as ações de combate ao tráfico de Drogas.
No Piauí, o Seminário acontece no próximo dia 11 (quinta-feira), no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, a partir das 08h30min. A Deputada Federal Iracema Portella, vice-Presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e outras Drogas e 3ª vice-Presidente da CEDROGA é a responsável pelo evento.
A parlamentar explica que desde sua criação a CEDROGA tem trabalhado para organizar e fortalecer as melhores experiências contra as Drogas.
“Queremos criar políticas públicas eficazes, então entendemos que temos que ouvir quem já trabalha contra a dependência química, quem está em contato com o dependente, quem vê de perto o sofrimento das famílias. Acreditamos que os Seminários são uma forma de estar perto das instituições e pessoas que vivem esse dia a dia e que podem nos ajudar a nortear o nosso trabalho na Câmara dos Deputados”, diz Iracema.
O Deputado Federal alagoano Givaldo Carimbão, relator da CEDROGA, vai ministrar palestra sobre seu trabalho contra a dependência química em seu Estado e na Câmara dos Deputados.
O Seminário está dividido em três eixos temáticos, que serão apresentados em painéis. O primeiro trata das estratégias de prevenção, destacando o papel da escola, dos profissionais de saúde e das comunidades e será apresentado pela socióloga Deusa Alcântara, da Secretaria Estadual de Saúde, pelo psiquiatra Mauro Passamani, diretor do CAPS AD de Teresina, e pela jornalista Maia Veloso, coordenadora do Projeto Língua Solta, que trabalha a prevenção do uso de drogas entre crianças e adolescentes.
O segundo painel vai abordar as estratégias de tratamento, qualificação profissionais e reinserção social e terá palestras de Célio Barbosa, coordenador da comunidade terapêutica Fazenda da Paz; do psiquiatra Cristóvão Albuquerque, diretor técnico do Hospital do Mocambinho, único especializado no atendimento a dependentes químicos do Piauí, e do educador social e sociólogo Francisco Júnior, coordenador do MP3 – Movimento pela Paz na Periferia, que trabalha com jovens em situação de risco em diversos bairros de Teresina.
O terceiro painel vai tratar das Políticas Públicas de Repressão e Redução da Oferta de Drogas, com palestras do Delegado Samuel Silveira, da Delegacia Especializada de Entorpecentes da Polícia Civil; Delegado Carlos Alberto, da Polícia Federal, e do tenente coronel José Fernandes Albuquerque Filho, comandante do policiamento de Teresina.
O encerramento do Seminário será feito pela Deputada federal Iracema Portella.
Nesta semana, três capitais vão realizar seminários da CEDROGA. No dia 8 o evento acontecerá em João Pessoa, na Paraíba; no dia 11 em Teresina e no dia 12 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. No dia 15 o seminário acontece em Vitória, no Espírito Santo.
Psiquiatra Ronaldo Laranjeira fará a abertura do Seminário
O Psiquiatra Ronaldo Laranjeira, PhD em Dependência Química pela Universidade de Londres e coordenador da Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas, é quem vai fazer a abertura do seminário no Piauí.
Laranjeira é a maior referência em dependência química do país e defende a ampliação imediata das políticas públicas de prevenção ao uso de drogas no Brasil e um reforço urgente na segurança das fronteiras, que são as portas de entrada de entorpecentes no país.
O tema de sua palestra será “Panorama geral sobre a problemática do crack e outras drogas no Brasil: O consumo de Droga como grande desafio da sociedade no século XXI”.
Saiba mais sobre o trabalho de Ronaldo Laranjeira – http://www.uniad.org.br/ Colaboração: Natacha Maranhão]]>