O Programa Segundo Tempo é desenvolvido pelo Ministério dos Esportes, destinado a crianças e adolescentes, e visa a inclusão social. No Piauí, o programa está em fase de definição, devido ao convênio que deve ser assinado com a Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi).
O presidente da Fundespi, José Gomes esteve na Associação Piauiense de Municípios (APPM) e informou que as prefeituras devem assinar um termo de adesão, até o dia 08 de agosto para a execução do Programa Segundo Tempo nos municípios.
“A meta do Programa Segundo Tempo é implantar 180 núcleos nos municípios piauienses, distribuídos entre a capital e as demais cidades”, informa o presidente da Fundespi, José Gomes que pediu agilidade das prefeituras municipais na assinatura do termo de adesão ao programa. Cada núcleo implantado no Piauí deve beneficiar no mínimo 200 alunos da rede pública de ensino.
Para receber as orientações necessárias sobre a adesão ao Programa Segundo Tempo, as Prefeituras interessadas devem entrar em contato o mais rápido possível com a Fundespi, pelos telefones: (86)3216- 1088 /3216 – 3343 (Diretoria de Desporto).
Saiba mais sobre o Programa Segundo Tempo
O “Segundo Tempo” é mais um programa idealizado pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio das atividades esportivas e lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a principal finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.
O programa caracteriza-se pelo acesso a diversas atividades e modalidades esportivas e ações complementares, desenvolvidas em espaços físicos da escola ou em espaços comunitários, tendo como enfoque principal o esporte educacional.
Público-Alvo
O programa tem como público-alvo crianças e adolescentes expostos aos riscos sociais. Os núcleos devem oferecer espaço para a prática das atividades previstas. Podem ser utilizados os ambientes da escola, espaços comunitários (públicos ou privados), preferencialmente ociosos e localizados próximo ao local de residência dos participantes, desde que adequados à prática esportiva, preferencialmente com dependências de apoio.
Reforço Alimentar
Os núcleos oferecem reforço alimentar ao público atendido, de acordo com cardápio previamente estabelecido que atenda às recomendações nutricionais adequadas para a faixa etária atendida.
Carga Horária
A carga horária das atividades distribuídas nos turnos da manhã, tarde ou noite, deve permitir a cada aluno ter acesso a no mínimo 2:00 horas e no máximo 4:00 horas de atividade diária, durante 03 vezes por semana.
Vale ressaltar que em Esperantina o referido Programa, tem a coordenação do titular desse meio de comunicação, mesmo tendo sido suspenso pelo Governo Federal ainda no mês de setembro de 2010, não parou até hoje e dado continuidade com o apoio da própria Prefeitura local e do Poder Judiciário, juntamente com o Ministério Público e de outros empresarios e pessoas comuns do municipio que vem contribuindo com a doação de frutas e cestas básicas.
Com essa decisão de renovação do Programa através do Governo Federal, só temos a agradecer e com ,um maior número de crianças e adolescentes do município terão uma melhor qualidade de vida, com a realização da prática de atividades esportivas e educacionais.
Agora é torcer que tudo dê certo.
]]>