A Diocese de Campo Maior sedia um dos maiores eventos católicos do Piauí, a Romaria da Terra e da Água, neste sábado e domingo (30 e 31). Em sua 12ª edição, o evento representa um momento de oração e reflexão acerca dos problemas sociais enfrentados atualmente.
A Romaria da Terra e da Água é uma realização da Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e das Pastorais Sociais com o foco na ação evangelizadora da Igreja. “Ela representa a animação da fé e vai na trilha da questão social, na luta pela terra e água, com uma grande mística do povo de Deus”, enfatiza a Secretária Regional da Cáritas do Piauí, Hortência Mendes, uma das entidades que coordenam o evento.
Este ano, a Romaria traz como temática “Salvar a Terra e a Água é salvar a Vida”, em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2011, que é “Fraternidade e Vida no Planeta” trazendo para a reflexão da sociedade a perspectiva de uma mudança de comportamentos e atitudes diante do descaso e da falta de cuidado com a natureza. Cerca de 20 mil pessoas participam do evento.
Durante os seminários serão discutidos as realidades existentes em cada local, desafios relacionados a elas e propostas de mudança.
O evento em Campo Maior, debaterá a situação do Açude Grande, área de lagoa natural que vem sendo modificada pela ação humana. “Queremos chamar a atenção do poder público para o Açude, buscando soluções de aproveitamento sustentável de toda aquela água armazenada”, explica Hortência Mendes.
Fonte: Cidade Verde]]>