Enquanto houver semana que vem, conserto da PI 113 será iniciado
Enquanto houver semana que vem, a obra da PI 113 será reiniciada. Em reunião entre os Prefeitos da região Norte e o governador Wilson Martins na semana passada, foi anunciado que a construtora iria retomar o asfaltamento dos 19 quilômetros de buracos que comprometem a viagem entre a capital e os municípios da região dos cocais na próxima semana. Hoje é quinta-feira (21), e nada de máquinas na estrada. Falta ainda o sábado e o domingo de espera.
O governador esteve em Barras no dia 2 de julho. Foi de avião. Não pode conferir de perto o estrago.
Em sua última viagem a Barras, esta jornalista teve um prejuízo na caixa de direção de seu veículo. Na viagem de volta, no domingo, teve que parar na estrada para ajudar outro carro que estava com o pneu danificado pelos buracos. E quem precisa passar diariamente pelo local, como os motoristas de ônibus, qual será o valor do prejuízo? As ambulâncias que transportam doentes muitas vezes em estado gravíssimo para o Hospital de Urgência de Teresina?
Quantas vezes este blog e os demais veículos de comunicação já denunciaram esta situação? Inúmeras. E o alto valor cobrado no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que pode ser aplicado em várias áreas, mas que deveria priorizar a conservação das estradas?
MOTORISTAS TÊM DIREITO À INDENIZAÇÃO
“Mas se o carro quebra depois de passar por um buraco como esse, de quem é a responsabilidade? Quem deve pagar a conta? O motorista tem direito a uma indenização, afinal, se a estrada estivesse em boas condições nada teria acontecido.
Pouca gente sabe, mas isso é possível sim. A indenização pode ser por dano material ou moral. O valor vai depender de quanto foi o prejuízo. O primeiro passo é reunir as provas, explica o juiz da Vara da Fazenda Pública de Pernambuco, José Henrique Dias.
“Primeiramente ele tem que provar que sofreu dano, com testemunhas presenciais, fotografias e até mesmo os orçamentos dos consertos do veículo, mostrando que teve prejuízos e que o infortúnio foi por conta de um determinado buraco”.
Depois, é só procurar um advogado e entrar com o processo. Mas isso não significa que a causa esteja ganha. Vai depender do número de provas recolhidas. É importante saber se o buraco está lá por má conservação ou se é o resultado de um trabalho mal feito de uma empresa particular, como as de telefonia. Quem já consertou o carro também pode pedir uma indenização, desde que possa comprovar os gastos.”
Veja outros registros da situação da PI 117, abaixo:
Por Maria Carcará]]>